Pastor Sandro

Todo ser humano, de certa forma quer viver uma vida marcante, vitoriosa, enfim ter uma vida bem-sucedida.

No afã de viver uma vida marcante, muitos caem em um erro terrível, separar a ação da reflexão, a vida não é somente agir, ou, a vida não é somente pensar. Antes que você discorde do meu pensamento, quero dizer que as duas coisas são importantes, mas para serem determinantes na nossa caminhada, precisam andar juntas.

Um exemplo claro é aprender a nadar, você pode ler todos os livros com respeito a natação, mas sem ação, sem tentar, sem cair na água você não aprende. O grande problema em relação a vida pós-moderna é, as pessoas tem um ritmo frenético, as vezes não param para pensar no que estão fazendo e porque estão fazendo.

A vida é dinâmica, é ação sim, mas não é você caminhar sem direção, tem pessoas que correm tanto mas chegam no final do dia e reconhecem que fizeram pouco. Precisamos agir, mas precisamos planejar, refletir sobre as decisões que temos tomado. Pessoas se cansam correndo atrás de coisas que não vão trazer nada de bom.

Sêneca disse que “um barco sem destino, nenhum vento lhe favorece”. Isso é uma grande verdade. Precisamos ter um alvo definido, precisamos refletir, analisar, planejar sim a nossa caminhada. O grande problema é que usamos a agenda para marcar o que foi feito e não para planejar o que será feito.

Com isso, não estou dizendo que tudo vai acontecer de acordo com seu planejamento, tem circunstâncias que fogem do planejado; o problema é quando não há planejamento, quando se vive a filosofia “deixa a vida me levar”. Sócrates já disse “uma vida irrefletida, não vale a pena ser vivida”. É necessário pensarmos sobre nossa vida, família, trabalho e outros mais.

Agora, não podemos também ficar apenas no campo do pensamento, precisamos agir, prosseguir na nossa caminhada, isso envolve ação. Li uma frase fantástica do jogador de basquete Michael Jordan que dizia “Você erra todo arremesso que não tenta”. Você precisa planejar, refletir, mas você precisa agir, ninguém vai correr a corrida da vida por você. Michael Jordan errou mais de 9000 arremessos, perdeu mais de 300 jogos, mas nunca parou, planejamento, ação com disciplina o levou ao sucesso.

Você não é Michael Jordan, mas a sua vida pode ser relevante, marcante, uma vida bem vivida. Para vivermos uma vida relevante é necessário reflexão e ação, é necessário, disciplina, é necessário ter um alvo definido. Diante de tudo isso experimente colocar Deus acima de tudo, pedir a direção dele sobre seu planejamento e suas ações, tenho a certeza que a caminhada da vida será muito melhor.

Nas Escrituras encontramos vários exemplos de pessoas que viveram vidas relevantes, um deles foi o apóstolo Paulo, e o segredo, ele mesmo diz “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação – JESUS” (Filipenses 3.14). Que vivamos uma relevante e vitoriosa vida, observando e agindo levando em conta esses valores.

Pastor Sandropastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

Compartilhe

Veja mais