Humberto Silva Pinho

Por Humberto Pinho da Silva

Quando minha filha completou cinco anos de idade, resolvi, na hora de almoço, com letras móveis, ensiná-la a ler.

Peguei na Joana (sua boneca preferida,) e comecei a ensiná-la.

A brincadeira despertou a curiosidade da garota e logo quis participar, como “colega” da bonequinha.

Na minha ausência, minha filha entretinha-se a brincar – como professora, – a dar aulas à Joana.

Mais tarde, com cartilha, iniciei – como antigamente se fazia, – a juntar as vogais às consoantes.

Assim, sempre a brincar, aprendeu a ler, e quando entrou na escola, já tinha sólidas luzes.

Mal sabia, que Maria Montessori já havia inventado esse método de ensino

Com cartolina colorida, rugosa, para as mãos agarrarem bem, recortou alfabetos, que deu às crianças para brincarem.

Naturalmente quiseram saber o que era aquilo e ela ensinou., brincando, sem forçar, o nome de cada uma.

Pacientemente repetia – mas só quando lhe perguntassem o nome de cada letra.

Depois, explicou que cada letra correspondia a um som, e esses sons, formavam palavras.

Nada mais lhes disse. Passado tempo um garotinho veio dizer-lhe que sabia escrever. Com efeito conseguiu formar algumas palavras. Montessori gabou a descoberto, e outros pequenitos quiseram imitar.

Mais tarde, outro lhe disse: – “Sei escrever; e provou, indo ao quadro preto e gatafunhar palavras com giz”.

Estava lançado um novo método para ensinar a escrever, como conta o Capítulo XXVI: ” O Inicio da Aprendizagem“, em: ” A Criança” – Editora “Portugália”.

Montessori inventou o método a pedido de duas mães analfabetas, que pretendiam que seus filhos, de pouca idade, aprendessem a ler e a escrever.

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