Murilo Jocoski Siqueira, diretor do Colégio Procópio e a pedagoga  Ângela Aparecida Zanardini  | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio ficarão 9 horas na escola

Por Nara Coelho

No dia 14 de fevereiro, as aulas iniciaram na rede estadual. Mais de 9 mil alunos da rede estadual em 2019 estudarão em Tempo Integral, que terá a duração de 9 horas.

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

A Educação em Tempo Integral no Ensino Médio é uma proposta do MEC Ministério da Educação que vem estimulando os estados aderirem ao programa.

O Paraná é um dos estados que aderiu à proposta da Educação em Tempo Integral – Turno Único, por considerar que apresenta uma nova lógica na organização do tempo escolar que garante a formação integral dos sujeitos – ética, cultural, política, estética, física e cognitiva, levando em consideração suas especificidades, sua história e sua cultura. Inclusive tem implantado também no ensino fundamental fase II.

COMO FUNCIONA

Ofertada nas instituições de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública estadual do Paraná, possui carga horária de nove horas/aula diárias, incluindo uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, perfazendo uma jornada semanal de 45 horas de efetivo trabalho escolar e atividades pedagógicas, sendo obrigatória a frequência diária dos estudantes em todas as disciplinas e componentes curriculares da Matriz Curricular.

PINHÃO

Em Pinhão, os Colégios Estaduais Santo Antonio e Procópio Ferreira Caldas esse ano estarão iniciando a implantação do programa. A reportagem do Fatos do Iguaçu conversou com o diretor do Colégio Procópio, Murilo Jocoski Siqueira e a pedagoga responsável pela implantação, Ângela Aparecida Zanardini.  

Entre alunos do ensino fundamental e Ensino Médio, o colégio Procópio tem em torno de 780 alunos e passou por uma avaliação para receber a implantação da Educação em Tempo Integral, esse ano será implantado na primeira serie e a cada ano irá se estendendo às demais. “È feita uma pré-avaliação da escola, se ela tem estrutura física para comportar o turno único, tendo inclusive biblioteca e laboratórios disponíveis aos alunos, nós passamos pela avaliação e foi aprovado para a implantação gradual, mas definitiva”, detalhou Murilo.

UM NOVA FORMA DE ENSINAR

 Os alunos entrarão no Colégio às 7h30 e sairão às 16h20 minutos. “Além de aumentar o número de aulas de disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática que os alunos passarão a ter seis aulas semanais, há introdução de outras disciplinas e principalmente a metodologia de ensino se altera, haverá simultâneo às aulas teóricas, aulas práticas”, explicou a pedagoga Ângela.

UM DESAFIO

A grade curricular para o Tempo Integral – Único Turno, vem com três blocos de disciplinas – as que estão na base nacional comum, as que compõem a parte diversificada, que entre as disciplinas está o Mundo do Trabalho, Projeto de Vida, e as disciplinas eletivas, que é a comunidade que escolhe, “ Essa disciplina é a comunidade escolar quem escolhe, de um rol de disciplinas que o governo envia, realizamos a assembléia com os pais e a disciplina escolhida foi Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídia”.

Ângela frisou: “É um desafio para toda a equipe, estamos nos preparando para dar conta dos alunos que ficarão o dia todo na escola, a proposta exige que as aulas sejam dinâmicas”.

TURNO ÙNICO

O diretor lembrou que o 1º ano do Ensino Médio é de turno único, ou seja, as disciplinas estarão espalhadas com horários de manhã e a tarde, “É um turno único, assim, o aluno poderá ter aula de Física, por exemplo, tanto de manhã como a tarde, pois é um turno, só que vai das 7h30 às 16h20, não há fragmentação nem disciplinas que serão só em período tal, todas estarão distribuídas ao longo do dia”, reforçou Murilo.

A escola estará preparada para os alunos, inclusive será servido almoço, “ Essa modalidade de ensino é uma ressignificação dos espaços escolares, o aluno passa a ter que interagir com os espaços escolares, sendo o protagonista do seu saber e aprender. O professor terá que mudar a sua prática, é um olhar diferenciado para todos os envolvidos”, explicou Murilo.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A pedagoga Ângela lembrou que as matriculas para o 1º ano do Ensino Médio Tempo Integral – Turno Único ainda estão abertas, os pais e alunos que desejarem conhecer a proposta podem se dirigir ao Colégio Procópio que a equipe está à disposição para dar maiores esclarecimentos. 

Compartilhe

Veja mais