rrportagem e fotos Nara Coelho

A unidade Coamo/Pinhão estava em festa na sexta-feira, 8 de março, pois a diretoria esteve no entreposto/Pinhão para entregar aos cooperados um novo secador mais potente e moderno, substituindo o antigo.

25 anos de Coamo

No dia 10 de fevereiro de 1999, iniciavam as atividades da Coamo no munícipio de Pinhão no espaço alugado da Coamig, passados 25 anos, a Cooperativa cresceu, tem instalações próprias e modernas oferecendo aos seus cooperados do recebimento do produto e armazenamento a insumos, assistência técnica, crédito, loja de peças, entre outros atendimentos.

25 anos de avanços  

A entrega do secador foi revestida da comemoração dos 25 anos da Coamo da região centro sul do Paraná, que abrange os municípios de Pinhão, Candoí e Guarapuava.

O gerente da unidade Pinhão, Jonathan Pavanello, destacou como a agricultura de Pinhão/Pr, se transformou em 25 anos, “Esse momento é especial e significativo, em 1.999, quando a Coamo se instalou aqui, a região de Pinhão não era muito forte na lavoura, a base era a criação de gado e suíno, quem tinha lavoura colhia umas 90 sacas.

Hoje, na soja, estamos passando de 200 sacas, tivemos propriedades que colheram 240 sacas por alqueire. Isso mostra que a parceria entre cooperados e a Coamo foi dando certo, as necessidades dos cooperados foram aumentando e exigindo mais da Cooperativa que esteve sempre pronta a atender, a trazer o melhor para seus cooperados ao longo desses 25 anos.

Hoje não é diferente, a diretoria, que não mediu esforços para atender a solicitação dos cooperados está aqui, comemorando junto mais uma conquista, a instalação do novo secador de 150 toneladas hora, que vai gerar menos fila, maior agilidade do recebimento e melhor fluxo lavoura. Lembramos que estamos aqui para buscar a melhor forma de atender ao cooperado, a Cooperativa é dos cooperados.”

Uma semente que germinou

No evento estavam presentes vários cooperados da velha guarda que estão na Cooperativa desde sua fundação, como novos, que são netos dos fundadores. Para representar todos os cooperados e contar uma pouco da historia da Coamo em Pinhão, foi convidado o cooperado Francisco Dellê, “O ambiente do cooperativismo é sempre muito salutar e produtivo, meu primeiro tratorzinho adquiri quando era cooperado da Coamig, lá fui de pequeno associado a membro da diretoria administrativa, mas veio no país um período de grande inflação e só resistiram as cooperativas industrializadas.

Começaram as conversas com a Coamo, eu e mais alguns produtores de Pinhão participamos dessas conversas e começamos a notar que só se falava de Guarapuava e Candói, numa reunião pedimos a palavra e mostramos que Pinhão precisava estar  na proposta e ficou evidenciado que Pinhão entrou como uma pequena moeda de troca.

A pequena semente, acabou se transformando nessa agricultura que nos dá orgulho olhar essa cooperativa hoje, sinto orgulho de ver que aquela sementinha que nós lançamos germinou, prosperou, frutificou, está servindo para os meus filhos e netos, dos companheiros antigos, dá sustentação para nós, pois o cooperativismo é o melhor sistema que existe, que beneficia todos os pequenos e os grandes e  traz grandes resultados. Nossos agricultores merecem tudo o que vocês estão fazendo, o pessoal trabalha duro, acompanha tudo que está acontecendo no desenvolvimento da agricultura, promovendo grandes resultados”.

“Coamo devolve tudo aos seus cooperados”

A Coamo hoje está em 75 municípios entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, tem mais de 31 mil associados, entre esses municípios está a unidade de Pinhão, o presidente executivo Airton Galinari, o diretor de logística e operações Edenilson Carlos de Oliveira fizeram questão de estar presentes na entrega do novo secador.

O diretor de Logística, Edenilson, destacou que a Cooperativa é o resultado da participação dos seus cooperados, “A essência da cooperativa é o cooperado, o que era o Pinhão em 1999, como está hoje, cresceu porque o cooperado participa. Porque os cooperados vem se renovando nas suas atividades a cada dia, a Cooperativa tem que acompanhar evoluindo e investindo, e mais uma vez estamos aqui entregando um secador de grãos moderno e mais eficiente.”

Edenilson destacou, “Na Coamo, devolvemos tudo que recebemos para os cooperados, 50% devolvemos em dinheiro, o restante em capital de giro ou estrutura como o secador que estamos aqui inaugurando. Isso é possível porque em Pinhão o cooperativismo é florescido, o cooperado participa, é uma das maiores unidades da Coamo em recebimento e faturamento. Esse é o fruto da confiança e participação do cooperado, na Coamos e todos nós da diretoria e colaboradores estamos aqui para estar sempre buscando atender as suas necessidades”

Coamo vive o dia a dia do cooperado

O presidente Airton Galinari destacou a parceria entre a Cooperativa e o cooperado “Nosso cooperado é cliente e ao mesmo tempo o fornecedor é dono. Mas é principalmente parceiro, a cooperativa tem que ser a melhor opção para o cooperado, se ela não for relevante, ela não cumpriu seu papel, oferecemos segurança e qualidade, atendimento diferenciado.

Coamo vive seu dia a dia para atender bem o cooperado, para que sua atividade seja cada vez mais viável, lucrativa e menos penosa, levar qualidade de vida para todos, promover a continuidade das gerações na agricultura e no cooperativismo“.

Após a cerimônia os presentes foram convidados a conhecer o novo secador de grãos.

O novo secador

O secador de grãos que foi instalado na unidade Pinhão trabalha com 150 toneladas por hora, com alimentação à cavaco automatizada, promovendo    mais velocidade no recebimento do produto, melhor condição de operação, mais qualidade e eficiência na secagem e armazenamento.

Veja as fotos da solenidade

Compartilhe

Veja mais