Rev. Sandro

É tenso lidar com o desânimo, essa palavra que tem um monte de sinônimos, como sem ânimo, ausência de entusiasmo, falta de coragem, vontade de nada. Em alguns momentos da vida todos passam por isso, aqueles que dizem que nunca desanimaram, ou são robôs ou mentirosos. Precisamos tomar muito cuidado ao lidar com o desânimo, pois se você fica muito tempo nele, você se acostuma e a cada dia vai enumerando razões, desculpas para não sair dele. Uma simples tarefa se torna algo tão difícil.

Outro cuidado que devemos ter é ao lidar com desanimado, ao mesmo tempo que não devemos tratar com descaso, também não devemos festejar o desânimo. Ok, as pessoas ficam desanimadas, mas não devemos louvar ou bater palmas para isso. Se condoer pelo desânimo do outro, não é festejar que o outro não tem medo de admitir seu desânimo, se condoer significa estar junto e sim procurar com sabedoria e discernimento animar o outro. Pensando bem, desanimar dá um desânimo, só em pensar no tempo que você perde, nos processos que você pausa, no serviço dobrado que você terá depois, nas coisas que você poderia ter desfrutado e não desfrutou, chega a dar raiva do desânimo.

É uma luta contra nós mesmos, e se você acha que o desânimo tem a ver com contextos, se engana, há pessoas que nada lhes falta, e mesmo assim desanimam, e há pessoas que passam por situações precárias e mesmo assim olham com expectativa para o futuro, vivem com esperança. Um dos grandes problemas que levam as pessoas a desanimarem está justamente em ignorar os problemas existentes, ou ainda supervalorizar, achando que tudo acabou, que não dá mais. Tem mais, outro sério problema em relação ao desânimo está justamente na maneira como muitos olham e lutam pelos seus objetivos, sonham tanto com o resultado final que se esquecem dos processos para se chegar até lá, e assim param no meio do caminho, porque desanimam.

O ânimo é diário, e deve ser alimentado cotidianamente, se você for refletir bem dá até um desânimo de desanimar, pois a vida não tem uma pausa enquanto desanimamos, o tempo continua passando. Portanto hoje é dia de se alegrar pelo fato de estarmos vivos, ao invés de reclamar pelo que não tem, agradeça pelo que você tem. Hoje é dia de chutar o desânimo para longe, “há, mas está difícil”, “essa pandemia que não passa”, pois bem, ou desanimamos com as dificuldades e desafios do caminho, ou aprendemos com tudo isso e avançamos.

Sei que há muitas situações que não são tão simples assim, por isso que termino com uma palavra de ânimo de alguém que nunca desanimou e tem o poder de nos animar, nos fortalecer para continuarmos a caminhada da vida – DEUS: “Não tô mandei Eu, sê forte e corajoso, não temas nem te espantes, pois o Senhor é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.9).

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

 

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais