Quarta-feira, 26 de agosto de 2026
MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade

PSDB/Cidadania apoia Sandro Alex, Greca e Curi e lança 85 candidatos no Paraná

Federação confirma 31 nomes para deputado federal e 54 para estadual

Rafael Greca e Sandro Alex sorriem e levantam as mãos unidas durante evento político, diante de microfones e apoiadores.

Rafael Greca e Sandro Alex formam a chapa ao Governo do Paraná apoiada pela Federação PSDB/Cidadania — Foto: Divulgação.

A Federação PSDB/Cidadania aprovou apoio a Sandro Alex, do PSD, para o Governo do Paraná, e a Rafael Greca, do MDB, para vice-governador. Para o Senado, a decisão institucional foi apoiar somente Alexandre Curi, do Republicanos, deixando candidatos e filiados livres para definir o segundo voto.

A convenção estadual também homologou 85 candidaturas proporcionais: 31 para a Câmara dos Deputados e 54 para a Assembleia Legislativa do Paraná.

As decisões constam na ata transmitida à Justiça Eleitoral, referente à reunião realizada na noite de quarta-feira, 5 de agosto, na Sociedade Morgenau, em Curitiba.

Federação entra na aliança de Sandro Alex

A convenção aprovou, por unanimidade e aclamação, o interesse da Federação PSDB/Cidadania em integrar a coligação liderada pelo PSD.

A composição majoritária apoiada pela federação ficou assim:

  • Governador: Sandro Alex, do PSD;
  • Vice-governador: Rafael Greca, do MDB;
  • Senador: Alexandre Curi, do Republicanos.

O documento afirma que a composição final da coligação para governador, vice e senador dependerá das decisões aprovadas pelos partidos integrantes.

Publicidade

Apesar da deliberação política, o quadro estruturado do CANDEx não apresenta o nome da coligação, seus componentes, representante ou candidatos majoritários. A parte automática relaciona somente as candidaturas para deputado federal e estadual.

Isso não significa que o apoio tenha sido retirado. Sandro Alex, Rafael Greca e Alexandre Curi aparecem expressamente na parte deliberativa da ata, que registra a aprovação da aliança.

A composição definitiva deverá ser apresentada no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários, o DRAP, da coligação.

Segundo voto para o Senado fica livre

A decisão sobre a eleição para o Senado possui uma particularidade. A federação resolveu apoiar institucionalmente apenas Alexandre Curi, mas liberou candidatos e filiados para escolherem livremente o destino do segundo voto.

Publicidade

O Paraná elegerá dois senadores em 2026. Dessa forma, a orientação partidária alcança uma das escolhas que cada eleitor poderá fazer para o cargo.

A liberação permite que integrantes do PSDB e do Cidadania apoiem outro candidato ao Senado sem contrariar a deliberação estadual registrada na convenção.

O documento não apresenta os nomes dos suplentes de Alexandre Curi nem identifica qual será a segunda candidatura ao Senado apoiada pelos demais integrantes da coligação.

Beto Richa lidera nominata federal

A Federação PSDB/Cidadania homologou 31 candidaturas para a Câmara dos Deputados, atingindo o limite correspondente ao número de cadeiras paranaenses na Casa.

A nominata possui 21 homens e dez mulheres. A participação feminina corresponde a aproximadamente 32,3%, acima do mínimo legal de 30% de candidaturas de cada gênero.

Publicidade

Entre os nomes aprovados estão:

  • Beto Richa;
  • Chico Brasileiro;
  • Evandro Roman;
  • Samuel Ribas;
  • Renata Bueno;
  • Tulio Bandeira;
  • João Claudio Derosso;
  • Thais Takahashi;
  • Bruna Esmanhoto;
  • Mateus Maluf;
  • Marjorie;
  • Dra. Andréia Grudtner;
  • Mãe Josiane;
  • Cecília do Povo.

Beto Richa concorrerá com o número 4545. Chico Brasileiro utilizará o número 4555, enquanto Evandro Roman terá o número 2322.

Os números das candidaturas alternam as dezenas 45 e 23, correspondentes ao PSDB e ao Cidadania. Como integram uma federação, as duas legendas atuarão conjuntamente na disputa proporcional.

Chapa estadual possui 54 candidatos

Para a Assembleia Legislativa, foram aprovadas 54 candidaturas, uma a menos que o limite de 55 nomes permitido para a disputa das 54 cadeiras.

A lista narrativa da ata apresenta 19 mulheres e 35 homens. Nessa contagem, a participação feminina corresponde a aproximadamente 35,2%.

Publicidade

Entre os candidatos estão:

  • Adri Ribeiro — ONG Eva;
  • Tia Deise dos Pets;
  • Gabi;
  • Sandra Lopes;
  • Flavia da Zombie Walk;
  • Tia Edina;
  • Elis do Japonês da Farmácia Morita;
  • Lurdinha do Povo;
  • Adelino Ribeiro;
  • Adriano Amaral Viana;
  • Professor Fábio;
  • Capitão Ignacio;
  • Marcelinho da Saúde;
  • Luciano Gomes;
  • Dedé da Calha;
  • Dr. Antonio Garcia.

A relação numerada no corpo da ata deixa o item 55 em branco. Portanto, embora a sequência chegue a esse número, há efetivamente 54 candidatos estaduais escritos na lista. O quadro automático do CANDEx confirma a mesma quantidade.

Somadas as duas disputas proporcionais, a federação homologou 85 candidaturas.

Executiva poderá corrigir pendências

A convenção concedeu à Comissão Executiva Estadual da Federação PSDB/Cidadania poderes para promover ajustes, substituir candidatos, preencher vagas remanescentes e corrigir inconsistências, falhas ou omissões.

Publicidade

A autorização também alcança:

  • apresentação do DRAP;
  • encaminhamento dos requerimentos individuais;
  • adequação das nominatas;
  • substituição de candidatos;
  • resolução de questões supervenientes;
  • correção dos dados enviados ao CANDEx.

A existência de uma vaga remanescente na chapa estadual permitiria, em tese, a inclusão de mais uma candidatura. Qualquer novo nome, porém, precisará respeitar os percentuais de gênero e ser aprovado pelo órgão partidário autorizado.

Carlos Alberto Richa foi escolhido como representante da federação perante a Justiça Eleitoral. Luiz Carlos Lopes Corrêa foi indicado para representar especificamente a chapa proporcional.

Convenção teve 14 participantes

A convenção começou às 19 horas e terminou às 21 horas de 5 de agosto. O documento foi transmitido pelo CANDEx na quinta-feira, 6 de agosto, às 18h58.

Publicidade

Os trabalhos foram presididos pelo deputado federal Carlos Alberto Richa, presidente do Colegiado Estadual da Federação PSDB/Cidadania, e secretariados por Jorge Miguel Piloto Netto.

A lista automática apresenta 14 participantes. Todas as decisões foram aprovadas por unanimidade e aclamação, sem registro de impugnações.

O documento informa que apenas uma chapa proporcional foi inscrita. Por esse motivo, as listas foram submetidas diretamente à apreciação dos convencionais.

Escolhas ainda dependem da Justiça Eleitoral

A aprovação em convenção não representa o deferimento definitivo das candidaturas.

Os pedidos de registro ainda serão examinados pela Justiça Eleitoral, que verificará documentação, filiação partidária, condições de elegibilidade, possíveis causas de inelegibilidade e o cumprimento das regras aplicáveis às nominatas.

Publicidade

Antes da conclusão desse processo, a Federação PSDB/Cidadania deverá uniformizar os números de Dyemi e Lurdinha do Povo, corrigir a classificação de Elis Fujiharu e conferir os nomes civis e de urna que aparecem de formas diferentes no documento.

A aliança majoritária também precisará ser formalizada no DRAP com sua denominação, composição completa, representante e candidatos.


Nota de transparência: Esta reportagem foi elaborada a partir da análise integral da ata da Convenção Estadual da Federação PSDB/Cidadania no Paraná, realizada em 5 de agosto de 2026 e transmitida pelo sistema CANDEx. Ferramentas de inteligência artificial auxiliaram na leitura, comparação e organização das informações. O conteúdo foi revisado pela redação do Portal Fatos do Iguaçu.

Editoria Eleições
Publicidade
Compartilhar

Leia também