Quinta-feira, 24 de setembro de 2026
MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade

Justiça Eleitoral prevê transporte gratuito em 40 veículos para eleitores de Pinhão e Reserva do Iguaçu no primeiro turno

Quadro da 160ª Zona Eleitoral apresenta 27 veículos em Pinhão e 13 em Reserva do Iguaçu para o domingo, 4 de outubro; confira trajetos e horários previstos

Foto de arquivo das eleições de 2018 mostra pessoas aguardando junto a veículos de transporte no estacionamento do antigo Supermercado Superpão, em Pinhão.

Eleitores aguardam o transporte gratuito no estacionamento do antigo  Supermercado Superpão durante as eleições de 2018. O local também está indicado como ponto de embarque e desembarque em Pinhão para o primeiro turno de 2026. Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu.

A Justiça Eleitoral preparou um quadro de percursos para o transporte gratuito de eleitores da zona rural de Pinhão e Reserva do Iguaçu no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para domingo, 4 de outubro. O documento encaminhado ao Portal Fatos do Iguaçu relaciona 40 veículos, com rotas, locais de saída e horários de ida e retorno.

Em Pinhão, o ponto de embarque e desembarque indicado na cidade é o estacionamento do antigo Supermercado Superpão. Para Reserva do Iguaçu, o quadro informa as localidades atendidas, mas não especifica um ponto de embarque na área urbana.

A votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Linhas previstas para Pinhão

Na tabela abaixo, os horários de saída e retorno seguem a identificação usada no documento. O eleitor deve observar também o local de saída da sua linha.

Percurso indicado no quadroLocal de saídaSaídaRetorno
Apoio na cidade — micro-ônibus adaptadoPinhão8h e 13h17h
Arroio Bonito / DivineiaArroio Bonito8h e 13h10h e 15h
Lageado Feio / Faxinal do CéuLageado Feio8h e 13h10h e 15h
Pinhão / Colégio Bento / Colégio JúlioPinhão11h12h30
Pinhão / ZatarlândiaPinhão8h11h
Pinhão / Dois Pinheiros / PinhãoPinhão8h e 13h10h e 15h
Barreiros / ZattarlândiaBarreiros8h e 13h11h e 16h
Faxinal dos Ferreiras / ZattarlândiaFerreiras8h e 13h10h e 15h
Capela São Pedro / São RoqueFaxinalenses8h e 13h11h e 15h
Faxinal do Céu / PinhãoPinhão8h e 13h10h e 15h
Silvérios / Albinos / PinhãoSilvérios8h e 13h10h e 15h
Pinhalzinho / Pocinhos / Rocio / PinhãoPinhalzinho13h16h
Pinhão / São RoqueSão Roque8h11h
Santa Emília / Faxinal do CéuSanta Emília8h e 13h10h e 15h
Pinhão / Colégio Cornélio / São RoquePinhão8h11h
Franças / Faxinal do Céu / PinhãoFranças8h e 13h10h e 15h
Silvérios / Colégio São José — apoioPinhão8h17h
Pinhalzinho / Pocinhos / RibeirosEscola Norberto8h e 13h13h, conforme consta no quadro
Pinhão / Faxinal do Céu / DivineiaPinhão15h16h
Volta Grande / Laranjal / PinhãoVolta Grande8h e 13h10h e 15h
Todos os Santos / SantanaPinhão8h e 13h10h e 15h
Guarapuavinha / Tipiá / PinhãoGuarapuavinha8h e 13h10h e 15h
Pinhão / Colégio Bento MunhozColégio Bento10h11h
Bugio / Alecrim / Faxinal do Céu / PinhãoAlecrim8h e 13h10h e 15h
Faxinal dos Carvalhos / GuarapuavinhaFaxinal dos Carvalhos8h e 13h10h e 15h
Guarapuavinha / Rio Pinhão / PinhãoRio Pinhão8h e 13h10h e 15h
Pinhão / Rocio / Pocinhos / PinhalzinhoPinhão8h11h

Atenção à linha da Escola Norberto: o quadro registra uma saída às 13h e também um retorno às 13h, sem esclarecer como esses horários se relacionam. O eleitor que pretende utilizar esse veículo deve confirmar a programação com o Cartório Eleitoral antes do dia da votação.

Publicidade

Linhas previstas para Reserva do Iguaçu

Publicidade

Em Reserva do Iguaçu, todas as 13 linhas têm os mesmos horários previstos: saída às 8h30, retorno às 11h, nova saída às 13h e retorno às 17h. A localidade de Paineira aparece duas vezes porque o quadro prevê dois micro-ônibus para ela.

Publicidade
Localidade ou rotaVeículo
Santo AntãoMicro-ônibus
PaineiraMicro-ônibus
Paineira — segundo veículoMicro-ônibus
Segredo IIMicro-ônibus
BarreiroÔnibus
QuilomboÔnibus
Santa LuziaÔnibus
São Sebastião / FazendasÔnibus
Vila CopelÔnibus
BaíaMicro-ônibus
São JoséMicro-ônibus
PinhalKombi
São PedroAutomóvel

Quem pode utilizar o transporte

Segundo o edital da 160ª Zona Eleitoral, o serviço listado é destinado a eleitores da zona rural. O trajeto deve ocorrer dentro dos limites do respectivo município, e a distância até a seção eleitoral deve ser de pelo menos dois quilômetros. A Lei nº 6.091/1974 disciplina o transporte gratuito de eleitores residentes em áreas rurais.

Publicidade

Para embarcar nesses veículos, o documento orienta a apresentar ao motorista o título eleitoral e um documento oficial com foto. O quadro também prevê a possibilidade de mudanças em trajetos, horários ou número de veículos por motivo de força maior, com comunicação à Justiça Eleitoral.

Editoria Eleições
Publicidade
Compartilhar

Leia também