Francisco Carlos Caldas

Tem um ditado pitoresco de que “Quando o corvo está de azar o debaixo caga no de cima”. É aquela velha história da Lei da Atração (crença de que a mente e o universo estão conectados por meio da força dos pensamentos). Em outras palavras, o positivo atrai o positivo e o negativo atrai o negativo, daí a importância de se buscar o positivo, o bem, boas ideias, otimismo.

Há dias que você levanta com uma carga negativa e pesada, e parece que o mundo, os cosmos estão a conspirar contra você. Por exemplo na manhã do dia 18/2/23, este pensante enfrentou 6 (seis) situações estressantes. Todas coisas não de muita relevância, mas que judia da pessoa, que a somatória delas são muito prejudiciais.

Pessoas pessimistas, negativistas, de mau humor, baixo astral, estressadas, não fazem bem, não são boas companhias. Há que se combater esses negatividades, mas o combate não é aceitar esse estado de coisas e desconsiderações e sim evitar que essas coisas venham ao seu encontro ainda que ninguém tenha o poder de controlar a vida e atos de outras pessoas.

Em relação a pessimistas, há o que foi dito pela grande Helen Keller, escritora, conferencista e ativista social norte-americana surdo cega que viveu nos anos de 1880-1968,   é impactante: “Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito.”

Como é bom se encontrar, papear com pessoas de alto astral, otimistas, alegres, sorridentes. É salutar encontrar pessoas, que a poeta e escritora carioca Cecília Meireles, que viveu nos anos de 1901-1964,  um dia colocou no seu pensamento: “Há pessoas que nos falam e nem os escutamos; há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre.”

O advogado guarapuavano  Jaime Souza Alves, falecido alguns anos atrás,  nos cumprimentos sempre dizia, que estava tudo bem, ótimo,  uma maravilha,  que até se melhorasse estragava. O radialista Jauri Gomes, também de saudosa memória, falava  de que  se deparava com situações tão boas, que dava até para desconfiar de que alguma coisa ruim iria acontecer.

Temos que combater,  procurar nos afastar de negatividades, baixo astral, estresses, desencantos que fazem mal a nossa saúde física e mental, mas o encontrar alegria, otimismo, momentos felizes, não são positividades fáceis de se encontrar.  E fingimentos, faz de conta, ilusões,  se tratado com indiferença, como otário,  ingênuo, bobo, tongo, trouxa, explorado  não é salutar, nem educativo ou construtivo.

Inspirado em pregações do grande escritor paraibano Ariano Suassuna que viveu nos anos de 1927-2014, este pensante está nos últimos tempos um REALISTA ESPERANÇOSO, mais realista do que esperançoso, mas não está morto quem peleia, e batalhas, sofrimentos, perdas, fazem parte e são úteis não só para fortalecer o espírito, a alma, mas também o garrão, cabeça, pensamentos, e como dizia o escritor Coelho Neto (1864-1934) “…se uns vencem  e alcançam o que almejam não é porque sejam predestinados, senão porque forçaram os obstáculos com arrojo e tenacidade.”

É válido ter como o lado mais bonito de uma trajetória de vida, esforços, seriedade, dedicação, trabalho, focos no bem, virtudes, ética, cidadania.

(Francisco Carlos Caldas, advogado,   CIDADÃO municipalista).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais