Rev. Sandro

Auto sabotagem, expressão estranha para começar um artigo, mas que na prática, em algum momento, você já sofreu o sentido dessa expressão. Antes de continuar, vamos definir esse trem – auto sabotagem é quando você cria armadilhas, obstáculos, fake News para você mesmo, isso acontece de forma consciente e inconsciente. Um exemplo disso, é como se você estivesse em um barco, em alto mar, cujo dono você não suporta, então você fura o barco para ver o outro afundar, o problema é que você afunda junto. Em algum momento da vida já trabalhamos contra nós mesmos, achando que estamos trabalhando a favor.

A grande questão é que a auto sabotagem prejudica você e o próximo. Um estudante que investe 4 anos de sua vida em um curso universitário, mas que durante boa parte desse tempo, pagou para alguém fazer os seus trabalhos, frequentou pouco as aulas, e bastante os barzinhos, um dia ele se forma, o problema é que não se dará bem na sua profissão e isso o prejudicará, bem como afetará aqueles que o cercam, consequência da auto sabotagem.

Ao enganar, trapacear, sabotar um processo que faz parte da caminhada, você está enganando a si mesmo, e as vezes não tem nem consciência de que está fazendo isso, e mais, alguns, tem a cara de pau de culpar esse, essa, ou aquilo e não conseguem olhar para si mesmos e perceberem que se auto sabotaram. Conta-se uma história de um grande construtor, que ajudou a construir os mais belos palácios de um reino. Próximo de se aposentar, o rei lhe pediu para ele construir um palacete, num belo lugar, seria sua última obra. Aquele construtor, usou os piores materiais, achando que não valia a pena caprichar tanto.

Depois de terminada a obra, o rei lhe chamou e como gratidão pelos anos trabalhados, o construtor ganhou aquele palacete de presente. Isso é outro exemplo de auto sabotagem. A grande verdade é que precisamos tomar cuidado com nossas intenções e motivações, com os nossos desejos, devemos avaliar os nossos passos, as nossas decisões. A Bíblia nos alerta quanto isso, quando diz, “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).

Necessitamos estar sempre alertas aos passos que damos em nossa vida, e para darmos os passos certos, carecemos da ajuda do Alto, para iluminar nosso caminhar, guiar a estrada de nossa vida, para que, vivamos a vida sem ter que lidar com batalhas, complicações que nós mesmos causamos para nós mesmos. Para tanto, vale pena orar com o salmista que diz “lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho” (Salmo 119.105). Que Deus nos livre do autoengano, da auto sabotagem.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão 

LEIA TAMBÉM:

Viva a corrupção

Lidando com o luto

Não deixe que o COVID faça “ninho” na tua cabeça

 

 

Compartilhe

Veja mais