reunião Prefeitura

Jardim Botânico está pronto para ser ponto turístico

A empresa Copel – Companhia Paranaense de Energia, está se preparando para colocar a Vila Residencial de Faxinal do Céu e o Jardim Botânico, no município de Pinhão/PR,  à venda, ignorando por completo que todo aquele espaço pode virar um polo turístico, que traria para o município um impulso econômico que fará a diferença na vida dos pinhãoenses.

A empresa tem ignorado o fato que tem uma dívida social com o município e que é uma empresa com capital público, que deveria estar preocupada em trabalhar em prol do povo paranaense, preservar o meio ambiente e todo o patrimônio de fauna e flora que há lá e pertence aos paranaenses.

Jardim Botânico é viável para o turismo?

Como o Fatos do Iguaçu já ouviu de alguns diretores da Copel e de um empresário da região que a Vila Faxinal do Céu e o Jardim Botânico não são viáveis turisticamente, até por estar localizada numa região que não está num entroncamento de alta circulação de viajantes, decidiu ouvir a voz da experiência em turismo e parques ambientais.

Jardins do Brasil

Jardins do Brasil é um grupo formado por 12 proprietários de parques ambientais onde as pessoas vão visitar para apreciar lindos jardins e espaços que colocam as pessoas em contato com o meio ambiente e suas belezas.

São 12 Parques que proporcionam experiências únicas a quem vai apreciar e lucro aos seus proprietários.

Walter Vasconcellos

O Parque Amantikir, uma área de 60.000 m² formado por um conjunto de jardins e diversos pontos de interesse, fica em Campo do Jordão, São Paulo, existe há 15 anos e recebe milhares de visitantes a cada ano.

Fatos do Iguaçu convidou o idealizador e proprietário do Parque Amantikir, Walter Vasconcellos para vir até Pinhão visitar Faxinal do Céu e dar um parecer sobre o Jardim Botânico e a possibilidade de transformá-lo em um atrativo turístico.

Walter explicou que ele estava falando em nome do grupo Jardins do Brasil, “ O Jardim Botânico é maravilhoso, tanto para quem é especialista na área, pois o Jardim Botânico de Faxinal do Céu tem uma coleção única de árvores e de outras plantas e está no ponto para abrir e atrair muito, mas muitos turistas que apreciam estar em contato com a natureza e que hoje são milhares e ele vai atrair turistas do Brasil todo e até do exterior”, ponderou ele.

Na visita ao Jardim Botânico, Fatos do Iguaçu foi acompanhado pelos vereadores, Jean Dellê, MDB e Elias Prestes, PP.

Legislativo e Executivo   

Walter esteve em reunião com o legislativo do m

unicípio e com o executivo para explicar a importância de realizar o tombamento do Jardim Botânico e mostrar que a exploração dele como polo turístico não só viabiliza sua manutenção como trará muito desenvolvimento à região.

legislativo

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

O presidente do legislativo, o vereador Israel Oliveira Santos, se pronunciou de forma positiva à visita do paisagista Walter  Vasconcellos, “A visita do Walter foi ótima, nos esclareceu sobre pontos importantes, nos mostrou o quanto é possível explorar economicamente o potencial de Faxinal do Céu, e reforçou a posição que já tínhamos da importância de realizar o tombamento do Jardim Botânico”.

Executivo diz sim ao tombamento

O paisagista Walter se reuniu na terça-feira, 23, com o executivo  no gabinete do prefeito, onde estavam presentes o prefeito Jose Vitorino Prestes, PSB, o vice-prefeito Valdecir Biasebetti, PP, a secretária de administração, Juliana Tesseroli,  a advogada do município, Matilde  Martins Abreu, e o presidente do legislativo,  vereador Israel de Oliveira Santos, PT.

Walter mostrou ao executivo os pontos positivos e complexos do tombamento e as possibilidades de exploração de forma turística do Jardim Botânico, bem como lembrou que a empresa Copel tem uma dívida social com o município.

O prefeito José Vitorino autorizou a advogada Matilde a preparar a lei do tombamento e enviar ao legislativo.

Sempre fica a pergunta

Não há como não insistir na pergunta: “Por que a Copel não explora e nem permite a exploração turística de Faxinal do Céu”?

TV Fatos entrevistou Walter Vasconcellos

Conheça mais um pouco do agrônomo e paisagista Walter sobre o Parque Amantikir e o que ele tem a dizer a respeito de Faxinal do Céu e Jardim Botânico.

Compartilhe

Veja mais