Tráfego  será todo reorganizado

Na terça feira, 22 de maio, aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação a primeira reunião do Comutra com a nova composição, quando ficou decidido que a primeira tarefa do Comutra – Conselho Municipal do Trânsito seria realizar um estudo do tráfego da avenida Trifon Hanysz, pois havia varias demandas sobre ela, como a dificuldade de atravessá-la em horários de pico, as cargas e descargas, do transporte coletivo, entre outras, assim, eles consideraram que deveria ser a primeira tarefa do Comutra.

Na terça-feira, 7 de agosto, o Comutra se reuniu novamente e o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, que é o  presidente do Comutra,Valter Israel da Silva, apresentou o estudo que foi realizado. “Foram feitas imagens com drones dos pontos com maior estrangulamento do trânsito, fizemos  contagem de veículos nas travessias, observamos o impacto dos ônibus na avenida, e, com esses elementos, embasamos a discussão e realizamos um planejamento  para reorganizar a avenida”, explicou o secretário.

AS MUDANÇAS

No inicio da avenida, no sentido trevo principal para o centro, após passar a Praça São Cristovão, o canteiro central será fechado depois da primeira rotatória, será fechado o trecho ao lado da praça na rua Presidente Costa e Silva e será construída uma rotatória na Rua Pedro Alexandrino com a Trifon.

Será fechado o canteiro central em todos os pontos, impossibilitando o contorno dentro da própria avenida e serão criadas rotatórias em pontos estratégicos que possibilitarão o contorno e a saída para os bairros e para a rua 7de setembro.

“Vamos instalar sistemas provisórios para testarmos a reorganização do trânsito por dois meses, e caso avaliemos que alguma modificação não deu certo, vamos com muita tranqüilidade rever a decisão”, disse Valter.

ROTATÓRIAS

No cruzamento entre a Trifon e as ruas Expedicionário Antonio Pires com Antônio João da Silva, será feita uma rotatória e colocado sentido único na direção bairro Vila Caldas até a Comercial Azaléia.

Na rotatória com a esquina Anacleto Leopoldino de Abreu, o sentido passa a ser único em direção ao Corujão até a Rua Otacílio Ferreira da Silva.

No cruzamento da Rua 19 de Novembro será construída uma rotatória. A Rua Manoel Mendes passa a ter sentido único saindo da Trifon até a Avenida Hipólito Aires de Arruda e também passará a ter sentido único rumo a Rua Francisco Dellê até a Otacílio Ferreira da Silva.

Outra rotatória será construída na esquina da rua XV de Dezembro. Na Praça Darci Brolini, a Rua Frei Corbiniano passa a ser de sentido único da Trifon para a 7 de Setembro. Será feito estacionamento obliquo ao lado da praça.

HORÁRIO DE CARGA E DESCARGA

Como essa questão passa pelo código de postura do município, ela irá para  discussão nas alterações que serão realizadas no plano diretor, contudo, o Comutra se posiciona que, para organizar o trânsito na cidade, é preciso estabelecer um horário para a carga e descarga na zona urbana.

LINHAS DE ÔNIBUS

Todas as linhas de ônibus, inclusive a do transporte escolar serão retiradas da Trifon, a ideia é que os ônibus só cruzem a avenida, não trafeguem por ela. Os pontos de ônibus serão transferidos para a 7 de Setembro. A proposta é criar três pontos, um na secretaria de Agricultura, outro próximo à Hélio Gráfica e outro próximo ao Guibes. “Algumas decisões, na realidade, já haviam sido discutidas e decididas em outro momento, mas a administração anterior não as tinha implantado, como essa dos ônibus, nós apenas a resgatamos e estaremos realizando até dezembro desse ano”, explicou Valter.

E Valter afirmou que num prazo de 20 a 30 dias estarão colocando as modificações do trânsito na Trifon para os dois meses de teste, que as decisões do Comutra são sempre norteadas pelo que é bom para a coletividade. “Toda e qualquer mudança que estamos propondo, tem como critério a melhoria do trânsito para a população como um todo, não estamos olhando para o interesse específico, individual, o que prevalece é a necessidade do coletivo, e se algum interesse específico for afetado por conta disso, sentimos muito, mas o interesse coletivo é prioridade nesse caso e prevalecerá”.

LINK COMUTRA

Para apontar problemas ligados ao trânsito, foi criado um link no site da prefeitura. “Com esse link, queremos criar um canal de diálogo entre o Comutra e a população”, informou Valter.

Quem acessou o link e deu sua sugestão, solicitação ou reclamação tem sempre uma resposta, inclusive a rotatória da Gralha Azul será rebaixada, pois pelo link as pessoas se posicionaram que devido à altura dela, fica difícil ver os carros enquanto se contorna a mesma.

Para acessar o link, basta entrar no site da prefeitura www.pinhao.pr.gov.br rolar a página inicial até encontrar do lado direito o Comutra, clicar nele, que já vai aparecer o formulário para ser preenchido, que está simples e fácil.

Foto: Esquina da Avenida Trifon com Manoel Mendes de Almeida onde será feitas uma das alterações | Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Compartilhe

Veja mais