O mandato da Mesa Diretora vai de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027.. Créditos: Valdir Amaral/Alep
Redação Fatos do Iguaçu com Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná realizará na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. A cerimônia solene está marcada para as 14h30 no Plenário Waldermar Daros e contará com a presença de parlamentares, familiares, representantes dos poderes e diversas entidades. O mandato da Mesa Diretora terá duração de dois anos, terminando em 31 de janeiro de 2027.
A nova composição foi definida em eleição realizada em 11 de novembro de 2024, que manteve a chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo. O deputado Alexandre Curi (PSD), antes primeiro-secretário, foi eleito por unanimidade como presidente da Casa, após resolução interna que ajustou os procedimentos de convocação da votação conforme entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A Mesa Diretora tem como função a direção legislativa e administrativa do Parlamento, com atribuições que seguem o Regimento Interno da Assembleia. Entre os membros eleitos estão:
- Presidente: Alexandre Curi (PSD)
- Primeiro-vice-presidente: Flávia Francischini (União), a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Legislativo estadual.
- Segundo-vice-presidente: Delegado Jacovós (PL)
- Terceiro-vice-presidente: Moacyr Fadel (PSD)
- Primeiro-secretário: Gugu Bueno (PSD)
- Segunda-secretária: Maria Victoria (PP)
- Terceiro-secretário: Requião Filho (PT)
- Quarto-secretário: Alexandre Amaro (Republicanos)
- Quinto-secretário: Goura (PDT)
A posse marca o início de um novo ciclo no Parlamento estadual, reforçando o compromisso com o fortalecimento do poder legislativo e a representação proporcional de partidos e blocos parlamentares.