Deputado Tadeu Veneri (PT). Créditos: Orlando Kissner/Alep

Depois de 20 anos e cinco mandatos consecutivos, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) se prepara para deixar a Assembleia Legislativa do Paraná. Veneri, que iniciou sua trajetória no parlamento estadual em 2003, assume no próximo ano uma cadeira na Câmara dos Deputados. Em todos esses anos como deputado estadual, Tadeu Veneri cumpriu uma caminhada que define como marcada pela defesa do interesse público, dos direitos sociais e do respeito às minorias.

Eleito deputado federal com 84.758 votos, Veneri destaca a boa relação que manteve com os servidores públicos e com os demais parlamentares durante o período em que esteve na Assembleia. “Aprovamos projetos importantes, em um processo de muito respeito com o eleitor. Sempre acreditei que o meu papel é representar meu partido e aqueles que são meus eleitores, sempre respeitando a todos”.

O parlamentar comenta que pretender seguir em Brasília com o trabalho já desenvolvido na Assembleia. “Quando vim para a Assembleia, tinha a expectativa de fazer o papel de fiscalizar e apresentar leis. Em Brasília, queremos fazer um movimento contra o orçamento paralelo. Além disso, queremos apresentar projetos na área da educação, meio ambiente e cultura, além de manter o trabalho sempre pautado pelos direitos humanos”.

O parlamentar diz que chega à Câmara com a reponsabilidade do bom desempenho de seu partido nas eleições. “A eleição foi favorável do ponto de vista do resultado. Nosso partido teve mais deputados eleitos. Isso dá mais responsabilidade para apresentar respostas para a crise em que o Brasil se encontra”.

Na última eleição para deputado estadual em 2018, Tadeu Veneri recebeu 69.320 votos, sendo o sétimo mais votado entre os 54 deputados estaduais.  Durante a legislatura, foi líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa e representante da bancada do PT na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele também participou Comissões de Direitos Humanos, de Cultura e de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais.

O início na vida política foi em 1985, quando assumiu uma cadeira de vereador em Curitiba. O primeiro mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa foi em 2003, tendo sido reeleito em 2006, 2010 e 2014. O deputado é filiado ao PT desde 1988. Em 2016, Veneri concorreu à prefeitura de Curitiba pelo PT.

Filho e neto de ferroviários, Tadeu Veneri nasceu em União da Vitória. Mudou-se em 1972 para trabalhar em Curitiba. Ex-funcionário do Banco do Brasil, o parlamentar começou sua militância política no movimento sindical. Por isso, diz que seus mandatos foram construídos nas lutas populares e sindicais e no compromisso com a defesa da classe trabalhadora.

Veneri é um dos autores da lei que determina que todos os atos oficiais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, das autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas, fundações públicas e entidades paraestatais que impliquem na realização de despesas públicas deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado.

O deputado também aprovou a Lei que institui o Cadastro Obrigatório Estadual das Fontes Geradoras de Radioatividade, determinando que empresas no Paraná que mantiverem em seu poder fontes de radioatividade deverão se cadastrar no órgão competente do Estado. Ele também é autor da Lei que veda o cultivo, a manipulação, a importação, a industrialização e a comercialização de organismos geneticamente modificados destinados à produção agrícola, alimentação humana e animal no Estado do Paraná, exceto para fins de pesquisa científica.

Fonte: ALEP

Compartilhe

Veja mais