Francisco Carlos Caldas

Das conversas com os amigos tio Lenca e Doio de Pinhão, na ida e volta do sepultamento do mano Airton Dellê Caldas, no Cemitério da Caroba, na tarde de 21/06/23, Doio numa espécie de presente nos fez o empréstimo de um exemplar da Revista Manchete, edição especial de 45 anos publicada em novembro de 1997, e que abrange fatos de 1952 (da época que o Brasil tinha 52 milhões de habitantes)  a 1997 (com 167 milhões) e hoje 211.

Nos dias 21 a 24/06/23, relemos a Revista de fatos de 1952 a 1997 (45 anos) e muitos filmes passaram pela nossa  “cabeça” hoje mais cheia de preocupações, informações do que sonhos.

Quantos nomes e coisas interessantes passaram pela nossa mente. Nomes entre outros e outras: Adolpho  Bloch,  Darcy Ribeiro,  Rubem Braga, Drumond, Vinicius de Moraes, Manoel Bandeira,  Mário Quintana, Paulo Mendes Campos, João Guimarães Rosa, Dalton Trevisan, Paulo Coelho, Carlos Chagas,  Carlos Heitor  Cony, Juscelino Kubitschek, Marta Rocha, Terezinha Morango e Adalgisa Colombo (3 segundos lugares no concurso Miss Universo), Pelé, Garrincha, Tom Jobim (guru da Bossa Nova), músico Francisco Alves, Rondon, Ademar Ferreira da Silva (aquela da nossa 1ª. medalha de ouro), coroação da Rainha Elizabeth em 1953, Carlos Lacerda,  Getúlio Vargas,  Ernest Hemingway e o seu “O velho e o mar”,   a Pequena Notável Carmem Mirada, que morre do coração em 5/8/55, Albert Einstein, James Dean, Marilyn Monroe, Elvis Presley (1935-1977),  Grace Kelly, Brigitte Bardot, Angelo Roncalli que virou João XXIII, Giovanni Battista que virou Papa Paulo VI, Karol Wojtyla que virou Papa João Paulo II;  Glauber Rocha, os Beatles, Pelé, Garrincha, John Kennedy, eleição populista e renúncia de Jânio Quadros, João Goulart,  Castelo  Branco, morte em 1965 da lenda Churchill do famoso lema “sangue, suor e lágrimas”; a guerra do Vietnã, Moshe Dayan e a guerra dos seis dias, Christian Barnard (mago do transplante); assassinato do Senador Robert Kennedy, o sonho do pastor Martin Luther King, Neil Armstrong e a descida na lua (1969), Pelé, Tostão, Rivelino, Gérson, Jairzinho  e outros Tri de 1970, Chico Anysio, Jô Soares, ginasta Nadia Comanecci (1976),  Ayrton Senna, Guga, Nelson Mandela, Herbert de Souza (símbolo de cidadania), Madre Tereza de Calcutá (1919-1997),  Princesa Diana (Lady Di), Vera Fischer,  Xuxa, Luiza Brunet, Carla Perez do ”Tchan”, Hortencia do vôlei, Paula do  basquete, Ulysses Guimarães,  Michael Jackson,  Mikhail Gorbachev,  Helena Rubinstein e seu legado a beleza.

E os fatos mais marcantes de 1952 a 1997, segundo a Revista: suicídio de Getúlio Vargas em 5/8/1954, eleição de JK à Presidência (1955), Revolução socialista em Cuba (1959), assassinato do presidente J.F. Kennedy em 21/11/1963; golpe militar no Brasil (1964), maio em Paris (1968), o homem na lua (1969), guerra do Yom Kippur entre árabes e Israel e boicote do petróleo (1973), fim da guerra do Vietnã (1975), e queda do Muro de Berlim (1989).

E a TV Manchete produziu cerca de 20 minisséries e 17 novelas com destaque  a  Pantanal em 1990, reproduzida e passada na Globo em 2022.

Isso tudo só para dar uma “palinha” do que revivemos com a leitura.

Como um ser nascido no início de 1955, pensamos que só depois dos 4 ou 5 anos a gente tem lembrança de coisas vividas, mas imagens (fotos) da Revista Manchete e também da Cruzeiro, muitas ficaram na minha memória.

A morte que é algo que faz parte da vida e que deveríamos encarar com naturalidade, mas por mais preparo que se tenha, judia da gente, ainda mais impactante de pessoas que queremos bem, por parentesco, amizade, convivência   e das que admiramos. Em regra quando a gente perde alguém nesse contexto, há abalos. Vai um pouquinho ou bastantinho da gente com essas pessoas.

Esses mergulhos no tempo são fundamentais para reunirmos forças para os embates do presente, e preparação do futuro dos que vão nos suceder. Minha neta de 7 anos que é hoje a minha maior razão de viver e lutar, gosta muita de mergulhar nas suas aulas de natação, e que esperamos que um dia venha também a mergulhar no tempo, e tirar proveito do passado, da história, para se prevenir, saber melhor se defender das maldades e crueldades desse mundão de muitas barbaridades, trapalhadas, perrengues, mas também aproveitar as  muitas coisas boas  e lindas da VIDA,  com  TRIPÉS entre outros da: inteligência, eficácia e eficiência  e da: SIMPLICIDADE, DECÊNCIA e DIGNIDADE.

    (Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e CIDADÃO)

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


Compartilhe

Veja mais