Foto:  https://www.facebook.com/MAEUFPR

Fatos do Iguaçu participou da roda de conversa sobre o projeto

 O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, MAE, realizou na segunda-feira, 19 de setembro o Curso Ações Compartilhadas no Museu, dividido em duas rodas de conversa sobre as últimas produções realizadas pelo museu em Experiências Colaborativas.

Uma dessas experiencias foi o Projeto “Histórias de Faxinais” desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual do Campo Professor Izaltino Rodrigues Bastos, localizado na comunidade de Faxinal dos Ribeiros, no município de Pinhão/Pr, em 2018 e 2019.

Esse Projeto teve como coordenadora a professora Doutora em Antropologia, Liliana Mendonça Porto, da UFPR.

O evento faz parte da programação nacional da 16ª Primavera de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O Fatos do Iguaçu teve a alegria de ser parceiro do projeto acompanhando cada etapa e não poderia deixar de aceitar o convite da equipe do MAE para participar da Roda de Conversa sobre o Projeto “Histórias de Faxinais” e do lançamento do 2º volume do livro de contos escritos pelos alunos do ensino fundamental II do Colégio Izaltino.

Roda de Conversa

Foto: https://www.facebook.com/MAEUFPR

Organizado pelo MAE, Roda de Conversa teve a participação da professora Liliana, da Ana Luisa de Mello, que foi responsável pela pesquisa museológica e pela montagem das exposições, Amanda Souza, que realizou a edição dos vídeos e da jornalista do Fatos do Iguaçu, Nara Coelho.

A proposta foi mostrar os caminhos e desafios de um trabalho de pesquisa compartilhada e aqui é preciso fazer um parêntese e dizer,

“Foi muito bom participar da Roda de Conversa, primeiro, porque pude rever essas pessoas incríveis, segundo, porque participar desse evento nos dá um pouco da dimensão e importância que tem o trabalho de jornalismo que o Fatos do Iguaçu realiza, bem com nos lembra da nossa responsabilidade como jornalista e órgão de imprensa que atua junto à população, que somos um dos elementos de formação de pensares e olhares”.

A Roda de Conversa levou para o público não só o trabalho sério, profundo e importante que a equipe do MAE realizou, como o quanto essa pesquisa compartilhada mexeu, provocou e estimulou crianças e jovens a redirecionar seu olhar sobre seu lugar, a história de suas famílias e a própria percepção de si mesmo.

Lançamento do 2º Volume

Como o número de contos escritos pelos alunos foram muitos e a maioria de uma qualidade ímpar e de uma riqueza do viver do povo faxinalense que a equipe do MAE se dedicou e buscou recursos para lançar o 2º volume do livro “Histórias de Faxinais” que está tão lindo quanto o 1º.

Em 2020, o 2º volume foi lançado em E-Book, devido à pandemia o exemplar físico teve que aguardar dois anos.

Mais uma vez fazemos um parêntese para registar a alegria e orgulho da equipe do Fatos do Iguaçu de fazer parte de todo esse processo e etapas do Projeto “Histórias de Faxinais” e por ter contribuído um tiquinho para sua realização e divulgação.

Na organização da professora Liliana Porto e equipe do MAE, até o início de 2023 o 2º volume será lançado em Pinhão e entregue às crianças autoras e às escolas e colégios do município.

Assista a entrevista realizada com a professora Liliana Porto instantes antes do início da Roda de Conversa sobre o projeto “Histórias de Faxinais”.

Inscreva-se no canal do FATOS DO  IGUAÇU  no Youtube  e ative o sininho para acompanhar as transmissões ao vivo.

Compartilhe

Veja mais