História de Faxinais 2

História de um povo contadas por crianças e adolescentes

Nara Coelho
POR NARA COELHO

O livro História de Faxinais 2 faz parte do projeto homônimo premiado na 8ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação em 2017 e cuja primeira etapa foi desenvolvida entre 2018 e 2019.

O projeto é do MAE-UFPR. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. O projeto foi coordenado pela professora Drª em Antropologia, Liliana Porto.  

O primeiro volume de Histórias de Faxinais foi lançado em 2019 na versão online e impressa.

Tanto o primeiro como o segundo volume são contos escritos pelas crianças e jovens do Colégio Estadual do Campo Prof. Izaltino Bastos, que está situado no Faxinal dos Ribeiros, no municipio de Pinhão/PR. O projeto pode ser acessado pelo link: www.mae.ufpr.br/historiasdefaxinais

O SEGUNDO VOLUME

No dia em que o primeiro volume foi apresentado à comunidade em 2019, em entrevista ao Fatos do Iguaçu a professora Liliana falou das dificuldades em selecionar o material, pois havia muitas histórias de excelente qualidade que ficaram de fora do livro, que ela e toda a equipe trabalhariam para editar o segundo volume, que agora é uma realidade.  

A produção deste segundo volume se deu pelo financiamento do Programa de Bolsas de Extensão da UFPR (2019 e 2020), que permitiu a continuidade das atividades formativas iniciadas no Volume 1, realizadas pelo ilustrador Felipe Sousa, aluno de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná, responsável pela editoração eletrônica do material.

A VERSÃO ONLINE ESTÁ DISPONIVEL

Como disse a professora Liliana, ao final de um ano bem difícil e atípico o E-Book de “Historias de Faxinais 2” já está disponível para ser acessado, “Mesmo com esse ano terrível, temos uma boa notícia, acabou de sair o volume 2 do Histórias de Faxinais. Sou suspeita, mas está lindo”.

Nós verificamos o E-book e a professora Liliana não exagerou, o livro está lindo e muito rico em conteúdo sobre o viver, conviver, alegrias, costumes, cultura e dificuldades do povo faxinalense do municipio de Pinhão. Os alunos escreveram as histórias que ouviram de seus pais, avós e moradores da localidade.

ACESSE E CONFIRA

O livro está disponível para download no site do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (www.mae.ufpr.br) e leitura na plataforma ISSUU o e-book “Histórias de Faxinais – volume 2”, ( https://issuu.com/museudearqueologiaeetnologiadaufpr/docs/hdf_ebookvol2 ).  O objetivo é permitir através desta mais nova publicação do Museu conhecer um pouco mais do rico mundo dos faxinais do Centro-Sul paranaense através do olhar de suas crianças e jovens.

EM 2021 CHEGA O LIVRO IMPRESSO

Para 2021 está prevista a impressão de uma tiragem de 3.000 exemplares deste segundo volume com distribuição gratuita via Edital de Fortalecimento de Ações Extensionistas 2020. 

Assim como aconteceu com o primeiro volume, o livro deverá ser amplamente distribuído entre os estudantes do Colégio Izaltino e a rede pública de ensino de Pinhão, o que deve ocorrer tão logo as restrições devido à pandemia de COVID-19 permitam.

https://www.facebook.com/valedasaraucariascresol/photos/a.112844883

Compartilhe

Veja mais