Sistema eletrônico de votação

Por Nara Coelho

Na primeira entrevista que o vereador Israel Oliveira Santos, PT, concedeu ao Fatos do Iguaçu após ter sido eleito presidente do legislativo, biênio 2021/2022, falou que um dos seus objetivos era modernizar a Câmara de Vereadores de Pinhão/Pr colocando-a na era tecnológica.

Uma das ações foi buscar um sistema mais moderno para as transmissões das sessões plenárias, dando-lhes mais qualidade.

O senta, levanta, na hora da votação acabou

Quem acompanha as sessões do legislativo de Pinhão está acostumado ouvir após as discussões sobre os projetos de lei o presidente dizer na hora da votação, “Os vereadores que são favoráveis permaneçam como estão, os que forem contrários, que se levantem”, essa frase a partir da 13ª sessão ordinária de 2021 foi extinta das votações.

Agora as votações são eletrônicas

Na sessão ordinária da segunda-feira, 21 de junho, as votações da Sessão Plenária do legislativo passaram a ser de forma eletrônica.

 Uma parceria entre legislativo e Senado

O sistema de votação eletrônico se dá através da parceria entre a Câmara de Vereadores e o Senado Federal por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

O importante é que além de trazer modernidade e agilidade ao processo de votação o sistema é gratuito.

Mais vantagens

Com esse novo sistema, o registro da votação acontece em tempo real, além disso, a população terá acesso a todas as informações publicadas, desde a ordem do dia das sessões ao acompanhamento dos trabalhos das comissões, a tramitação dos projetos nos diversos setores da Câmara de vereadores.

 Modernização traz mais transparência

Segundo Israel, “As votações eletrônicas, assim como os outros sistemas, trazem modernização e mais transparência ao trabalho do legislativo, o que representa uma evolução para a Câmara de Vereadores”.  

Portal

A Câmara Municipal de Pinhão modernizou o seu Portal de Transparência que, além de facilitar o trabalho administrativo do legislativo, promove um acesso fácil e ágil ao cidadão. Para acompanhar os atos e gastos do legislativo é só acessar o link: https://pinhao.pr.leg.br/

LEIA TAMBÉM:

Pinhão: Cabo Isac é homenageado pelo legislativo

Policial feminina é agredida durante abordagem em um bar

Receita libera consulta a segundo lote de restituição do IR

Compartilhe

Veja mais