Leandro e Shalimara

Pela  segunda vez, em 19 anos,  haverá disputa entre duas chapas

Por Nara Coelho

Creserv – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos de Pinhão está atuando desde 2002, foi fundada por servidores públicos municipais de lá para cá já teve cinco diretorias. Na sexta-feira, 30 de abril, na sua assembleia anual geral fará a eleição para eleger a sexta diretoria da Cooperativa.

Eleição online

A Comissão eleitoral formada pelos associados, Maria Inez Walter Levinske, Isis da Silva Machado, Luciane de Oliveira  de  Paula , Elson Duarte e  Vilmar Antonio Vera, explicaram que devido a pandemia da covid-19, a assembleia acontecerá de forma online e o processo eleitoral também.

Sistema especializado

Segundo a Comissão, a Creserv contratou uma empresa especializada em Assembleias online para que todo o processo aconteça de forma a garantir a participação e votação de todos os associados. “Quando o associado entrar na plataforma de transmissão da Assembleia,vai registrar o número do aparelho do associado”, destacou Maria Inez, presidente da Comissão.

Votação

A partir do início da Assembleia, que será as 17h do dia 30/04, o associado que estiver participando poderá votar utilizando o número do seu CPF, mais os seis primeiros dígitos da sua conta corrente.

Segundo Maria Inez  o processo de campanha está ocorrendo de forma tranquila.

Duas Chapas disputam a diretoria

Nos  19 anos de atuação da Creserv, essa é a segunda vez que está ocorrendo disputa na eleição da diretoria, a primeira vez aconteceu em 2011, onde 3 chapas concorreram à diretoria.

Nessa eleição, os 1.397 sócios terão que escolher  qual  delas  estará à frente da cooperativa no triênio 2021/2023.

 Chapa 1 – Inovação

Shalimara Mandziuk | Foto: Nara Coelho/fatos do Iguaçu

A chapa Inovação traz a associada Shalimara Mandziuk disputando o cargo de presidente, esta é uma novidade, já que essa é a segunda vez que uma mulher disputa a presidencia da diretoria da Creserv.

Atualmente atua na assessoria da Câmara de Vereadores, é formada em Administração e Pedagogia.

“Sempre fui apaixonada pelo cooperativismo”

Em 2012, para a conclusão do curso de Administração fez o trabalho de conclusão, “Cooperativismo e Administração Participava” e fez na Creserv, “Eu gosto do cooperativismo, porque eu gosto do compartilhar, de buscar fazer as coisas pensando no bem comum, essa é a base do cooperativismo”.

E só saiu da cooperativa quando não pôde ficar, pois em um periodo da sua vida deixou de ser servidora municipal, “Eu sempre brinco que eu tenho uma mãe física e uma mãe jurídica, que é a Creserv, tudo que eu consegui na minha vida seja a minha casa ou a minha faculdade, foi através da Creserv, a cooperativa me oportunizou realizar meus sonhos”.

Um fato em 2020 a fez acreditar que era a hora de se envolver mais diretamente com a Creserv, “No ano passado, no processo de discussão sobre a junção da Creserv com outra cooperativa, eu participei e fiquei bem preocupada com toda a situação e me posicionei, e uma pessoa chegou e me dizer, “já que você está tão preocupada com a cooperativa, porque na próxima eleição você não participa com uma chapa”, amadureci a ideia, discuti com um grupo e hoje estamos ai, participando”.

A formação da chapa

Com a Shalimara está Jefersson Mikel Ramos Bueno, acadêmico de Geografia, atuando hoje na secretaria municipal de Saúde, acadêmico de Geografia, Jocelia Aparecida Boeira da Silva, a Juca, professora municipal, Iolanda Ferreira Almeida Amaral, pedagoga, Paulo de Oliveira Santos, graduado em gestão Ambiental, trabalha na secretaria municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação e Nelmo Cassiano Kitcki, advogado e servidor público.

Propostas da chapa 1

A implantação de novas tecnologias, “Hoje é facil você ter um banco na sua mão, queremos desenvolver novas tecnologias para facilitar a vida do cooperado, foi implantado o aplicativo e foi muito bom, mas  ainda há ainda muito a melhorar”, destacou a candidata.

“Nossa proposta é fortalecer a Creserv e buscar  a expansão da cooperativa para os municípios próximos e resgatar os princípios cooperativos, hoje a Creserv está igual as outras instituições financeiras, o juro da nossa cooperativa tem estado mais alto que nos bancos, repensar as taxas e juros para voltar à essência do cooperativismo”.

A chapa 1 propõe mais participação, “Nossa proposta é inovar porque há vinte anos são as mesmas pessoas que concorrem no conselho fiscal e na diretoria, com todo o respeito e reconhecimento parabenizando todo o trabalho deles, pois são os fundadores, porém, é preciso dar oportunidade a todos os sócios de participarem, estamos nos propondo a trabalhar em prol da Cooperativa”, destacou Shalimara

Participação Feminina

Shalimara destacou a sua preocupação com a participação feminina,” Dos quase 1.400 cooperados, a maioria é mulher, mas a direção da Creserv está sempre na mão dos homens, penso que temos que despertar o interesse das mulheres para participar da gestão da cooperativa”.

Chapa 2 União, Competência e Credibilidade

Sildo Nei Levinski, e Leandro Martins | Foto: Nara Coelho

Na chapa 2, quem concorre à presidencia da diretoria da Creserv é Leandro Martins, que é um dos conselheiros da atual diretoria, é formado em Administração Pública, funcionário da secretaria municipal de Saúde, mas hoje está licenciado, pois está na presidência do Sifumpi, Sindicado dos Funcionários Municipais de Pinhão.

“A Creserv sempre foi a menina dos meus olhos”

“Eu acompanho a Cooperativa há tempos, e ha três anos sou conselheiro, pela minha formação em administração, a Creserv sempre foi a menina dos meus olhos, sempre gostei da área de gestão, o grupo achou que eu devia concorrer, eu considerei que, pelo respeito que tenho ao trabalho que a Creserv faz, eu devia aceitar o convite”.

Formação da chapa 2

Na chapa há dois ex-presidentes da Creserv, Sildo Nei Levinski, formado em Gestão Pública e hoje atua junto ao Fundo de Previdência municipal, José Valdinei F. Dias, compondo com eles está o servidor, Adecleverson R. Santos, formado em Administração, a professora municipal, Joaquina Quadros, formada em Pedagogia e Maria Salete Lazareck, formada em Gestão Ambiental.  

Propostas da chapa 2

Entre as propostas destacadas  está a implantação do PIX, um meio para a realização de pagamentos e transferências bancárias sem custo.” Temos várias propostas, e bem conscientes porque sabemos que temos que evoluir nas questões de informatização, é importante hoje as pessoas terem o banco na sua mão, já conseguimos implantar o aplicativo. Queremos fazer a inserção do PIX, pois ele é prático”,  destacou Leandro.

Leandro falou da preocupação em fortalecer a Cooperativa, “Queremos fortalecer ainda mais o cooperativismo e mostrar a importância que a Creserv tem para os servidores e para o municipio”.

“Queremos ofertar cursos de educação financeira aos cooperados para que  tenham escolha com mais segurança, qual o investimento ou financiamento é melhor para ele sobre o cooperativismo de crédito”.

Melhorar as taxas de juros

Temos consciência do quanto a Cooperativa ajudou os cooperados a realizarem seus sonhos como a compra da casa própria, do carro, da faculdade dos filhos e por isso vamos estar trabalhando para melhorar as taxas dos investimentos”, afirmou Leandro.

Sildo, que concorre na chapa 2 ao cargo de diretor tesoureiro, falou da busca por taxa mais baixa. “Nós temos consciência que nossas taxas hoje não são competitivas, mas temos trabalhado para diminuir as despesas da Cooperativa, que são bem altas e poder oferecer taxas melhores para os cooperados”

Ele complementou em relação as taxas, “É importante que as pessoas saibam que a gente já vem lutando para baixar a taxa de juros, porém, nossas despesas são muito altas, tentamos buscar o caminho de trabalhar junto a outra cooperativa, mas, infelizmente, não deu certo. Não é um trabalho fácil de ser feito, mas vamos buscar e vamos voltar a ter taxas bem atrativas como já tivemos”.  

 Leandro destacou que querem manter o atendimento diferenciado, “Queremos trazer a tecnologia, melhorar as taxas, mas vamos manter o nosso atendimento, que é de acolhida e afetivo ao nosso cooperado e garantir a não implantação da cobrança da taxa de manutenção de conta e manter esse trabalho de busca pelos resultados positivos anuais que são divididos com os cooperados”.

LEIA TAMBÉM:

Pinhão está com Processo Seletivo aberto para contratação de estagiários

Vara Plenário do Tribunal do Júri de Pinhão: EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Sou pequenininho, mas não sou pedaço”, diz vereador Fidélis

 

 

 

Compartilhe

Veja mais