Israel de Oliveira Santos

No dia 1º de janeiro de 2023, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Pinhão/PR, o vereador Israel de Oliveira Santos, PT, passa a presidência para o novo presidente, que será eleito na sessão desta segunda-feira, 12 de dezembro.

Fatos do Iguaçu conversou com o vereador Israel, que está no seu quarto mandato, sobre os seus dois anos na presidência e projetos futuros.

A experiencia ajudou

Israel iniciou a conversa explicando que sentiu que precisava se organizar e fazer uma gestão diferenciada. Estou no meu quarto mandato, e todo esse tempo que estive aqui, aprendi muito, inclusive, vendo como as pessoas eram tratadas, buscamos fazer um trabalho diferente”.

Restruturação Física

Quem esteve na Câmara de Vereadores em 2020  e só voltou nesse ano, encontrou o espaço físico remodelado nos gabinetes e no plenário.

Essas são as modificações visíveis, porque, na realidade, Israel investiu na parte da informática e até na rede de esgoto. “Com todo o respeito aos presidentes anteriores, mas, nós recebemos a Câmara com o prédio todo deteriorado, com muitas goteiras, nosso esgoto ainda ia para uma fossa, sendo que a rede passa em frente à Câmara, fizemos a ligação, os gabinetes eram abafados e com tamanhos diferentes”.

“Essa casa é da comunidade”

A plenária foi toda modificada, foram adquiridas novas poltronas. “Fizemos uma grande restruturação de espaço e melhorias no prédio, reorganizamos o plenário buscando trazer mais conforto à população.

Assistas as imagens do novo Plenário Mário Evaldo Morski


 Fotos: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal

A câmara é muito utilizada pela comunidade para vários eventos, seja do executivo ou sociedade civil. A Câmara é a casa do povo e deve ser muito utilizada pela comunidade”.

Modificações externas também foram feitas. “Fizemos uma escada que permite às pessoas entrarem no plenário sem precisar passar pela parte interna, e com isso, fizemos a saída de emergência que a Câmara não tinha”.

As 315 cadeiras antigas do plenário foram doadas para as escolas que solicitaram.

Atualização e modernização

No setor de informática tudo era muito antigo e muita coisa não funcionava, “Essa precariedade dificultava o trabalho da parte contábil e administrativo dos vereadores. Hoje proporcionamos bons instrumentos de trabalho aos servidores”.

Reestruturamos toda a parte da internet, hoje é possível o presidente ter acesso a todas as pastas de forma virtual e inclusive nós vereadores podemos assinar os documentos de forma online. Com isso ganhamos tempo, agilidade e transparência nos trabalhos. A proposta é que a partir de 2023 transitem pela Câmara somente documentos assinados de forma eletrônica”.

Projeto da Câmara Sustentável

Outra preocupação era com o desperdício. Ele promoveu a colocação de painéis solares, implantou a reciclagem do lixo, com a implantação do sistema para que os projetos viessem de forma online e da assinatura eletrônica, com isso, o legislativo passou a ter uma grande economia com papel sulfite.

Rastreadores de Veículos

Os carros do legislativo hoje têm rastreadores, ‘Hoje vivemos outros tempos, mas já tivemos época do carro da Câmara servir para alguns fazerem política, a Câmara era quase uma secretaria de assistência social. Via aplicativo, o controlador interno da casa e eu podemos saber em tempo real onde estão os veículos. Porque já vivemos época que o carro era solicitado para ir para os Ribeiros e ia para outro município, até outro estado”.

Além de disciplinar o uso do carro, o rastreador deu qualidade e agilidade para o trabalho do Controlador Interno.

Diárias

“O pedido de diária também passou a ser todo informatizado, “Isso dá agilidade e transparência, além de levar à economia de gastos”.

Com diálogo e a consciência dos demais vereadores que há outros gastos prioritários no município, tivemos uma grande economia nas diárias se comparada com os anos anteriores, conseguimos devolver valores significativos para o executivo que, se bem aplicado melhora a vida da população”.

Votação Online

Outro destaque foram as votações pelo painel eletrônico, “Hoje há possibilidade do vereador poder participar das reuniões de forma remota e votar, avisando com 6 horas de antecedência”.

Ele destacou que todo esse processo é realizado sem custos, “Nós utilizamos o sistema do Senado, que é gratuito”.

Regimento Interno

Não foram só estruturais as reformulações, ele promoveu uma reorganização no Regimento Interno do legislativo, que estava defasado em relação ao mundo tecnológico “Precisávamos colocar  o Regimento Interno em consonância com a Lei Orgânica do município que, ao longo dos anos sofreu alterações. Atualizamos com o mundo de hoje, por exemplo, a votação eletrônica não era prevista”.

Eleições da Câmara

“Um dos pontos que organizamos no Regimento Interno foram as eleições, para terminar com aquelas confusões de 5 minutos antes ainda estar havendo negociação e vereador trocando de chapa, como já aconteceu em mais de uma eleição, agora foi criada uma comissão eleitoral e as chapas terão que ser inscritas até as 17h”.

Reunião descentralizada

Sessão Descentralizada na Comunidade de Água Amarela, Foto: Site CVP

Israel voltou com as reuniões descentralizadas, “A experiência de levar as sessões do legislativo até as comunidades do interior foi muito boa, as pessoas gostam, se sentem valorizadas, esperamos que o novo presidente de continuidade”.

Faxinal do Céu

O presidente mostrou sua preocupação com os destinos de Faxinal do Céu, “A venda de Faxinal do Céu é uma preocupação em relação ao Jardim Botânico e a Escola. Temos feito a nossa parte, realizamos   audiência pública com o Ministério Público, fizemos a lei para o tombamento, mas o município não fez o projeto do tombamento. O edital da Copel de venda deu deserto, se entrar novo edital e nos mesmos moldes do primeiro, vamos entrar com pedido de impugnação. É uma área de mais de 40 hectares, então dá para preservar o Jardim, a escola e ainda vender o restante, de preferência para a exploração turística”.

Servidores abraçaram a causa

“Quando assumi aconteceu aquela apreensão nos efetivos de como vai ser, eles foram percebendo que eu tratava todos com a mesma consideração. Sempre conversei e ouvi os servidores, de todos os setores. Tomamos café juntos, penso que isso os faz se sentirem parte dessas realizações e avanços que tivemos.

Só tenho a gradecer aos servidores, tanto aos efetivos como à nossa equipe do gabinete, porque ninguém faz nada sozinho, graças a eles, que vestiram a camisa dos nossos projetos, tomaram como seus, que conseguimos realizar tantas coisas”.

Números

Nos dois anos que Israel esteve na presidência foram aprovados 58 projetos do Executivo, 38 de iniciativa do legislativo, 700 indicações, 378 requerimentos, projeto de resolução da mesa executiva 15, portarias 361 e 368 ofícios, “Todo esse trabalho administrativo e burocrático exige presença e muita atenção da presidência”.

Relacionamento com executivo

“Tivemos a preocupação de ter um bom relacionamento institucional com o executivo, pois, os dois poderes precisam dialogar, mas sem tornar a Câmara um puxadinho da prefeitura, a preocupação sempre foi agir com equilíbrio, dando espaço a todos, porém, tendo a preocupação constante de atender os anseios, as necessidades da sociedade”.

“Ouvimos a comunidade”

Israel destacou que sempre acreditou no diálogo, que a função do legislativo é ouvir a comunidade.

“Sempre que entraram projetos polêmicos que interferiam de forma muito direta em algum setor, nós realizamos audiências públicas”.

Destacou algumas como a feita para discutir o abastecimento de água, onde o legislativo promoveu o diálogo entre a comunidade, Sanepar, executivo e Ministério Público.

Audiência Pública do Conselho Municipal de Educação | Foto: Site CVP

“Recebemos um projeto que veio meio entre linhas, a extinção da dobra de padrão dos diretores e pedagogos das escolas, ouvimos a comunidade, fizemos uma emenda supressiva no projeto que nos foi enviado”. Complementou, “Agora, em dezembro, fizemos com o sindicato e executivo a discussão da retirada do artigo nono do Estatuto Municipal do Magistério, que leva à discussão sobre o concurso municipal para professores, pois, hoje, o quadro efetivo de professores é de menos de 90 e a rede precisa de mais de 400”.

Gabinete Aberto

“Nós tínhamos a preocupação de ter o gabinete sempre aberto para receber todos, isso nós conseguimos, quando eu não podia estar aqui, a minha equipe de assessoria estava.

Harmonia

Nós tivemos um clima de harmonia nesses dois anos. Não foram só flores, enfrentamos 3 CEIs, uma ainda em andamento, sempre agimos tentando ajudar, contribuir com os colegas vereadores com intuito sempre de colaborar”.

Tratamento isonômico 

Tivemos o cuidado de tratar todos de forma isonômica, independente das cores partidárias, começamos pelos gabinetes que eram diferenciados, hoje todos estão do mesmo tamanho e com a mesma estrutura. Nas solicitações, o critério foi sempre buscar atender da melhor forma possível. Esse bom relacionamento foi possível porque não misturamos nosso trabalho de gestão com a nossa atuação política”.

Devolução

Todo esse trabalho de reestruturação possibilitou ao legislativo devolver boas quantias para o executivo. “ Em 2021 devolvemos um milhão de reais mais um veículo esse ano o município trabalhou com orçamento abaixo do real, teto menor, nós temos direito a 6%, nós deixamos de retirar um milhão e meio”

Ele destacou a contribuição do legislativo para o Pronto Atendimento 24 horas, que o Executivo inaugurou no dia 5, “No pronto atendimento foram mais  R$ 300 mil e pelo orçamento impositivo, na saúde nós já contribuímos com mais de um milhão”.

Transparência

O tribunal de Contas avalia a Câmara de Vereadores dos 399 municípios do Paraná, um dos itens é a transparência dos gastos, ”Após a modernização executada nos 2 últimos anos estamos ocupando o 27º lugar no quesito transparência, isso para mim é gratificante’.

Avaliação

Eu saio bem satisfeito com o trabalho que realizei junto com os servidores e vereadores, minha avaliação é positiva, tivemos vários avanços, quando assumimos, fizemos uma programação um planejamento das ações e metas posso dizer que atingimos mais de 90% do que nos propusemos”

Valeu a pena?

“Me trouxe muita experiência administrativa, todos os nossos atos aqui são apreciados pelo Tribunal de Contas, prezamos por cuidar bem do dinheiro público. Ao assumir a presidência, temos que ter consciência que vamos fazer uma gestão, exige muito tempo, a gente precisa estar aqui, mas é gratificante, as pessoas hoje têm a prática de vir aqui no gabinete para conversar, trazer uma sugestão, fazer um pedido, é muito gratificante poder acolher a população. Me sinto realizado e agradeço a oportunidade”

Pinhão faz 58 anos

“Penso que já está na hora de parar de pensarmos para Pinhão coisa pequena, precisamos pensar em um projeto de reestruturação urbana, enfrentar a questão regularização fundiária, tanto na cidade como interior. É preciso fazer projetos bem estruturados, que se consegue recursos. Ter equipe que faça projeto, hoje temos dinheiro na conta do município parado, como da ampliação do posto do 2 Irmãos porque não tem o projeto.

Pinhão já deixou de ser uma cidade pequena, já temos problema de trânsito, precisamos discutir com a Aciap e toda a comunidade para buscar soluções, criar ciclovias, tornar a cidade mais organizada e bonita, pois somos um povo acolhedor”.

Projetos futuros

Sobre colocar seu nome à disposição do PT para o cargo a prefeito para as eleições de 2024:

“Sou filiado no PT há 22 anos, sempre busquei contribuir com o partido. Aqui na câmara penso que já dei a minha contribuição. Sempre trabalhamos o nome do Odir, em 2016 conseguimos elegê-lo. Agora  é um novo momento.

Sugerimos para o Tula, presidente do PT, que o ano que vem a gente faça um encontro municipal e que tiremos um nome para trabalharmos nos próximos 2 anos, coloco meu nome à disposição porque sei que posso contribuir pela experiencia que tenho hoje, pela minha história no partido”.

 

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