Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Nas nossa peleias profissionais e atividades como um todo, nos deparamos com muitas pessoas intelectuais, com razoáveis e satisfatórios conhecimentos nas suas áreas de atuação, mas que deixam muito a desejar no campo da inteligência socioemocional, que envolve entre outras coisas, autoconhecimento, autocontrole, mecanismos de defesa, empatia, tomada de decisões responsáveis e habilidades sociais. Relacionamento humano é fundamental.

            A caminhada não é fácil. É difícil ser tolerante e paciente com os que pensam e agem diferentemente da gente.

            Tem aquela história de que às vezes opostas se atraem, e se completam, mas desde que cada um respeite os limites, ranzinzices e chatices do outro. As vezes os muito parecidos, se pecham mais por querem as mesmas coisas e espaços.

            Hoje há casais que cada um têm o seu canto e moram em locais diferentes. É uma experiência interessante e válida, mas essa prática não tem respaldo na nossa cultura, nas bases da família brasileira, e há que se respeitar quem age assim, mas a prática na nossa idiossincrasia revela  falta/deficiência na área da inteligência socioemocional. E essa prática, aflora ainda mais a nossa característica, individualista, de omissão e egoísmos.

            Tolerância e paciência com os diferentes, superação de obstáculos, problemas que nos vem pelos caminhos, é edificante, construtivo e até necessário para nos tornar melhor. Agora isso não significa, que em nome dessa causa, tenhamos que abrir mão de nossos valores,  a nossa identidade, o nosso caráter, até jeitão de ser. A minha liberdade termina onde começa a do outro.

            Para encerrar uma coisa pertinente e relacionada com a reflexão, é a necessidade conciliar o cada um cuidar de sua vida, não se envolver com particularidades, picuinhas, invencionces, distorções ou fofocagens a respeito dos outros, com ATOS de CIDADANIA.

            Quem além da vida pessoal, familiar, ainda lida com a VIDA PÚBLICA, precisa muito mais de INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL. E nessa caminhada, é pertinente ações em cima de TRIPÉS, como pregamos no dia 9/04/2019, para alunos do Colégio Procópio, na disciplina Protagonismo Juvenil. Entre outros tripés: da Santíssima Trindade; cabeça, tronco e membros; sólido, líquido e gasoso; passado, presente e futuro; terra, água e ar; antigo, medieval e moderno; manhã, tarde e noite; café, almoço e janta; mínimo, médio e máximo, infância/adolescência/juventude, idade adulta e velhice; família, igreja e escola; oração, estudo e ação; ver, julgar e agir e os três poderes: legislativo, executivo e judiciário, da teoria de Montesquieu.

          Francisco Carlos Caldas, advogado,  municipalista e cidadão

 

           

 

 

 

 

Compartilhe

Veja mais