Francisco Carlos Caldas

No dia 21 de abril consagrado ao mártir Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, a homenagem cívica que fizemos ao mesmo, foi trabalhar o dia inteiro TIRAndo terra e matos de trecho da rua João Ferreira da Silva, próximo a esquina com a rua Salvador da Silveira Caldas e a Escola Municipal Cecília Meirelles.

Fazemos essas retiradas de terras e matos do leito da rua com frequência, e se não fosse isso, uns 15% da rua já estava tomada por terras e matas, como se fosse uma estrada comum não asfaltada.

A operação limpeza foi mais ou menos na linha do  programa de Governo do ex-Prefeito José Vitorino Prestes, e dado continuado pelo Prefeito atual Valdecir Biassebetti, “Seu bairro nossa meta”, que poderiam  ao lado das operações feitas, limpeza, catança de lixos, também fazerem um trabalho educativo junto aos sugismundos, que jogam resíduos sólidos, entulhos, até em passeios e ruas de frente de suas casas, além de imóveis de vizinhos, e querem que o Poder Público e os outros limpem e uns até de forma vulgar e com incoerência fazem reclames e “ataques” em Redes Sociais.

No citado local do Bairro Mazurechen há um pedaço do asfalto de meio fios afundados e uma boca de lobo de um bueiro quebrada há anos. Pelos nossos cálculos mais de uma década, e que é de bom alvitre que seja feito lá uma operação reparos que pedido foi feito em 24/04/23,  via protocolo 079982.  O volume de água que passa por ali é expressivo vem de duas quadras de ruas de declive, e o bueiro tampado,  gera os problemas acima apontados, e até por acúmulo de água, potencial de infestação do mosquito da dengue.

Não é fácil manter limpos,   frente de imóveis, calçadas, por nascimento de matas  nos frestos de lajotas e por jogatina  de resíduos sólidos  em locais inadequados, e até recicláveis não são colocados em sacos ou sacolas em casinhas que fizemos em 4 locais de nossos imóveis, mas soltos, o que faz com que o pessoal e caminhão que faz esse tipo de coleta, não carregue, pois, não há como ficar catando reciclável  individualmente. Operação coleta demoraria muito, e também consumo de combustível.

Não foi a primeira vez e nem será a última que em feriados principalmente de datas cívicas e feriados, como Dia do Tiradentes, 1º. de Maio, 7 de Setembro, dia da Proclamação da República, aniversário do Município, que usamos o dia, para operação limpeza, catanças de resíduos que viram lixo, por más destinações, e por infelizmente ainda existirem muitos sugismundos na cidade e Município de Pinhão. São formas interessantes, catequéticas, educativas  e diferenciadas  de homenagens cívicas, a vultos e datas históricas. Somos defensores até  que protestos, manifestações dessa natureza, sejam feitas dessa forma, sem: vandalismos,  bloqueios,  poluições e sim  com um mínimo de transtorno a população como já ocorridas em Pinhão nos anos 1993-1996, entre as quais contra panfletagens  travestidas de um tal jornal  “Hora da Verdade”,  e a maior crise político-administrativo da História de  Pinhão, de nefastas memórias.

(Francisco Carlos Caldas, advogado,   CIDADÃO municipalista).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


Compartilhe

Veja mais