Ouça a reportagem:

Em 1992 uma regra do futebol foi alterada e mexeu com o andamento do jogo. A partir daquele ano o goleiro não poderia mais pegar com as mãos bolas recuadas pelos pés de jogadores de seu próprio time. A ideia da mudança foi dar mais dinâmica ao jogo e evitar a chamada cera, quando goleiros e jogadores faziam diversas vezes o recuo apenas para ganhar tempo. Essa mudança exigiu novas habilidades dos goleiros, como uma maior capacidade de jogar com os pés. E aí a figura do treinador de goleiros ficou ainda mais em evidência. Em 2000, o então senador Maguito Vilela, do MDB de Goiás, apresentou um projeto que visava regulamentar a profissão de treinador de goleiros no futebol nacional.

” A questão do reflexo, a questão da agilidade, é a questão do preparo físico mesmo. Olha, um goleiro salva um país numa Copa do Mundo. Se ele estiver bem treinado, se ele estiver com os reflexos apurados, ele é capaz de dar o título, como o Taffarel deu para o Brasil”.

O projeto de Maguito foi aprovado pelo Senado, mas não passou pela Câmara dos Deputados, sendo arquivado em 2004. Maguito Vilela morreu em janeiro de 2021 após complicações decorrentes da covid-19. Ele tinha 71 anos e havia sido eleito prefeito de Goiânia 45 dias antes.

Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Compartilhe

Veja mais