Para os mais 1,120 milhões rotarianos espalhados pelo mundo, o dia 23 de fevereiro é muito especial, já que Paul Percy Harris, fundava em Chicago, EUA, em 1905 nesse dia o primeiro Rotary Club, após 119 anos existem mais de 37 mil ao redor do mundo.

A sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, passa a ser muito mais especial para 17 pinhãoenses que após muito esforços foram empossados no Rotary Club, Gralha Azul, que foi oficialmente fundado, na bela reunião festiva no Restaurante Cachorrrão, com a presença de várias autoridades rotarianas, civil, lideranças e empresários locais.

Rotary

Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo, (https://www.rotary.org/pt/about-rotary) .

Os Clubes buscam trabalhar para resolver problemas reais por meio de ações voluntarias e projetos que visam promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação, favorecer o desenvolvimento econômico e proteger o meio ambiente, visando criar um mundo melhor, por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

A emoção estava no ar

Era visível que todos os 17 novos rotarianos estavam emocionados  e também as rotarianas do Rotary Club Guairacá de Guarapuava,  que apadrinhou o Gralha Azul, auxiliando a chegar nesse momento tão esperado, o da fundação.

As rotarianas do Club Guairacá conduziram a posse dos novos rotarianos. A  presidente Janna Gomes Bonetti iníciou falando da alegria e relevância do momento, “Nossa emoção e alegria é muito grande, pois o Club Guairacá é o primeiro Club de Guarapuava a fundar outro Club, porque vemos que há muito brilho e desejo de realizar nos olhos dos nossos afilhados. Para mim, estar aqui enquanto presidente de um Rotary só de mulheres é um privilégio, essa noite é um marco para o Rotary de Guarapuava. Mas é também um presente apadrinhar vocês, somos só gratidão.  Lembramos a vocês que a proposta é estarmos bem para podermos servir e ajudar a todos que estão à nossa volta a estarem bem, porque o Rotary é uma organização que visa a união entre pessoas que querem e promovem o bem”.

O presidente foi empossado

A presidente Janna e o governador Antônio Da Caz, do 4640 distrito rotariano, ao qual o Club Gralha Azul passa a pertencer, empossaram o seu primeiro presidente, José Leozir Lira Garcia, o Leo e colocaram nele o distintivo do Rotary.

Leo recebeu das mãos dos filhos Ícaro Cé Garcia e Italo Cé Garcia a bandeira do Club e o sino, que é um símbolo para os rotarianos, com ele as reuniões são abertas e encerradas.  Em seguida, acompanhado de sua esposa Cristina Cé Garcia, compôs a mesa das autoridades.

Em sua primeira fala como presidente do Rotary, Leo, destacou a ajuda do Rotary Guairacá, o empenho da presidente Janna para que a o presente momento se tornasse uma realidade e da simbologia da noite, “Essa é uma noite icônica para cidade de Pinhão, para nós que compomos o Rotary Gralha Azul, pois hoje é aniversário de fundação do Rotary Club Internacional, e nessa data memorável de 119 anos de Rotary, fincamos a bandeira do Rotary Gralha Azul  em Pinhão, que nunca mais vai acabar. Vamos trabalhar para levar a esperança para o mundo, pois como ensina a proposta do Rotary, quem mais serve é mais bem servido”.

O chapéu é uma marca

Logo após ser empossado, o presidente chamou os demais rotarianos que também receberam das mãos da madrinha Janna e do governador os seus distintivos e os chapéus, enquanto o governador dos anos de 21/22 Sergio Basergio explicava o significado dos chapéus, “Quero começar dizendo que essa equipe do Gralha Azul tem uma energia extraordinária, vou fazer uma provocação, se Guarapuava não se cuidar, Pinhão vai dar um susto em vocês. Esse chapéu que estão recebendo é sinônimo de simplicidade, respeito, de reverência”.

“Rotary é um divisor de águas”

O governador Antônio  destacou, “Afirmo que quem ganha essa noite é o município, pois o Rotary é divisor de águas, tem a cidade antes do Rotary e depois do Rotary, fica o compromisso a vocês fazerem esse Rotary crescer e prosperar”.  Ao final entregou junto com sua esposa flores a Cristina e a Leo um martelinho de madeira, que é usado para bater no sino pelos presidentes dos Rotarys.

Gratidão à Cresol

O governador Antonio fez um agradecimento especial à Cresol, “A Cresol tem proporcionado oportunidades para que nós pudéssemos iniciar o ano com a tranquilidade para viabilizar os eventos que estão planejados, nossa gratidão a Cresol”

O prefeito do município de Pinhão/Pr, Valdecir Biasebetti, colocou o executivo à disposição do Rotary, “Nessa noite Pinhão está em festa, pois sabemos que o Rotary colabora e muito nas comunidades onde está, tenho certeza que com o Gralha Azul não será diferente, parabenizo aos que abraçaram o Rotary, pois vão fazer a diferença para o nosso município, tenho certeza que esse Club vai crescer e muito. Vocês podem contar com o executivo, vamos trabalhar juntos para ver nosso município crescer e melhorar mais a cada dia”.

O presidente do DQA, Emílio Martini, contou que o Rotary de Pinhão é o 107, Club do distrito 4640, que envolve mais de 3 mil rotarianos, “Lembro a vocês que o primeiro ideal do Rotary é de servir a comunidade antes de pensar em si”.

A Carta Constitutiva

O que comprova que um Rotary Club é formalmente constituído e pertence à rede mundial de Rotary, é a Carta Constitutiva, que é fornecida pelo Rotary Club Sede, que fica em Evanston, nos EUA, o presidente Leo do Gralha Azul recebeu das mãos do governador a Carta Constitutiva, se emocionou, já que a Carta costuma demorar a chegar devido aos trâmites legais e do próprio Correio.

Conheça os rotarianos do Club Gralha Azul

Oto de Almeida Hintz vice-presidente, Osmara de Fátima Tussoline, Diego Alberto de Oliveira, Emylaine Sanches de Ortiz, Patricia Elis Mikaldo de Oliveira, Edilson Jose de Oliveira, Cristiane Ap. Dal Pozzo, Gilberto Marineski Caldas, Camila Jeczmionka Arruda, Zuleica Ap. dos Santos Roveda, Loisa Padilha Hintz, Guilherme Cetano Freire, Rafael Pereira, Vendruscolo, Leandro Martins e Danilo Yanier de La cruz Hidalgo.

Jantar

Logo após o encerramento das formalidades da fundação e posse dos novos rotarianos foi servido um jantar a todos os convidados e todos ganharam uma foto que registrava em um painel a presença das pessoas na fundação do Rotary Club Gralha Azul de Pinhão.

Reportagem e fotos Nara Coelho

Veja as fotos da solenidade

Compartilhe

Veja mais