A Fundação Cultural Suábio-Brasileira, o pilar da preservação da cultura e história dos Suábios do Danúbio em solo brasileiro, divulgou seu Relatório Anual 2023, documentando um ano de conquistas, que atingiram seu público-alvo mundo afora. Com um total de 874.958 pessoas alcançadas apenas no ano passado, os resultados da Fundação superaram em 58 vezes a população do distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Os números reforçam o compromisso da instituição com o propósito de transformar vidas por meio da preservação e do acesso amplo e gratuito à cultura.

Os números se desdobram em 811.002 visitas ao website e às redes sociais da fundação, 31.299 presentes aos eventos culturais externos, 12.779 pessoas em eventos próprios e 13.201 visitantes do Museu de História de Entre Rios. “Desde workshops com 30 a 50 participantes no nosso museu a uma vasta audiência em nossas plataformas digitais, o alcance do nosso trabalho surpreendeu por mais um ano”, observou a analista de projetos culturais, Silvana Chimeres Garcia Machado.

Foto: Divulgação

O relatório aponta ainda a participação ativa de 578 integrantes da comunidade em quase 40 grupos culturais, que realizaram um total de 157 apresentações ao longo do ano. O Museu Histórico não ficou atrás, com o arrolamento, apenas em 2023, de 23.493 documentos e 13.078 slides, a higienização de 3.325 fotografias e 13.078 slides fotográficos, bem como a catalogação de 4.641 objetos tridimensionais. Além do empréstimo de 1.534 livros em idioma alemão.

O museu com sua tecnológica exposição de longa duração atraiu visitantes de 24 dos 27 estados brasileiros e de 29 países, e foi palco de três exposições temporárias, recebendo a visita de 120 escolas públicas e privadas. A coordenadora da Fundação Cultural, Nikita Geier, ressaltou a importância de todas essas atividades: “Nosso relatório mostra como a fundação não apenas preserva a cultura, mas também a traz à vida de maneira vibrante e dinâmica”.

Foto: Divulgação

O Relatório Anual completo está disponível no site da fundação em https://suabios.com.br/relatorio-anual. O documento evidencia também a dedicação contínua a temas sensíveis para a comunidade, como a sustentabilidade, a acessibilidade e a democratização do acesso à cultura. Nos últimos 12 meses, a Fundação Cultural promoveu 46 eventos culturais gratuitos a toda a comunidade, enquanto a entrada ao Museu Histórico, de terça a domingo, é igualmente franca. A própria participação nos grupos culturais não tem custo.


Serviço:
Fundação Cultural Suábio-Brasileira
Rua Michael Moor, 1951 | Colônia Vitória | Entre Rios | Guarapuava (PR)
Telefone e Whatsapp: (42) 3625-8326

Museu Histórico de Entre Rios
Telefone e Whatsapp: (42) 3625-8316 | [email protected]

Texto e fotos Assessoria


Banner Pinhão Park HotelBanner Pinhão Park Hotel

Compartilhe

Veja mais