Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Eventos  de qualquer porte  pelos trabalhos que dão, em regra nos impactam, e por mais caseiros que estejamos,  nos esforçamos de participar, prestigiar de alguma forma ou outra.

No início da década de 1980, quando estivemos professor de Educação Moral e Cívica-EMC e meio que na linha de frente de promoções como a Noite do Folclore do hoje Colégio Mórski, e dois eventos da extinta Câmara Junior de Pinhão-CAJUPIN, nos deixaram um legado de experiência e de angústias muito interessante, de maior valorização de eventos, tolerância com  falhas, atrasos, pois, por mais dedicação e capricho que se tenha, as coisas em regra não acontecem  como planejado e desejado. Antes desses eventos, eramos muito críticos e chatos, com falhas e atrasos. Depois que sentimos na pele, como funcionam as coisas, passamos a ter um olhar mais respeitoso, carinhoso, de solidariedade a eventos e aos que neles atuam.

            Nos dias 21 e 22/03/19, participamos na Câmara de Guarapuava do 1º. Ciclo de Capacitação para Cidadania, promovido pela UVEPAR. E no dia 23/03/19, na Assembleia da CRESERV. Na manhã do dia 9/04/19 participamos em Guarapuava, do 1º.  Encontro Regional de Líderes Rurais.

Quantos informações colhidas e reflexões despertadas.

            No dia 24/03/19, participamos do I Circuito de Cicloturismo – Desafio da Volta Grande, de 25 kms, de bicicleta; no dia  7 de abril de 2019 na 1ª. Corrida de Inclusão, da APAE de Pinhão, trecho de 5,8 kms.

Nos dias 5 a 7/04/19 houve na Praça Darci Brolini, o Feirão Liquida Pinhão, promovido pela ACIAP em parceria com a Prefeitura.

No dia 5/04/19 houve na Universidade Aberta do Brasil-UAB um encontro inicial de pessoas que gostam de escrever, e um segundo momento está programado para a noite (19:00 horas) do dia 27/05/2019, na sede do CTG Pala Gaudério.

            Na tarde de 9/04/19, estivemos fazendo uma falinha no Colégio Procópio,  a convite do professor Zenio Antonichen, na disciplina Protagonismo Juvenil, sobre os Três Poderes da República,  e outros tripés que têm influências em nossas vidas.

            Nos dias 3 a 5 de maio de 2019, ocorrerá a 14ª. Festa do Pinhão. E nos dias 31 de maio a 9 de junho de 2019, ocorrerão as Barraquinhas e Festa do Padroeiro de Pinhão. Por mais arredio que alguém esteja sobre eventos e festividades, esses acontecimentos merecem  esforços de apoio, que o diga à trabalheira que dão.

            Eventos culturais e informativos como audiências públicas,  palestras e seminários locais sentimos pouca valorização em nosso meio, e pastinhas, folhas e canetas quando são fornecidas, na prática meio que viram desperdícios, pois, são raras as pessoas que fazem registros e anotações, e há casos até de gente não desligado de celulares, e com aproveitamentos que pela natureza das coisas deixam muito a desejar, e se forem feitas verificações/avaliações de aprendizado, o resultado ao que tudo indica não será nada satisfatório.

Quem já não pecou na área que atire a 1ª. pedra.

Francisco Carlos Caldas, advogado,  municipalista e cidadão.

Compartilhe

Veja mais