Ouça a crônica:

De tempos em tempos, aparecem alguns termos por aí que acabam tomando algum espaço e, por conta disso, terminam caindo na boca do povo e passam a ser usados por todos em toda e qualquer circunstância, como se esses fossem uma nota de dez reais.

Termos que, malandramente, procuram, de certa forma, suavizar um e outro vício moral que temos encalacrado em nossa alma. Eles nos ajudam a nos esquivar dessa ingrata tarefa de termos de dar os devidos nomes aos bois e jabutis e, por isso, utilizamos as ditas palavrinhas que estão na crista da onda para nos safarmos dessa.

Uma dessas abençoadas, sem dúvida alguma é a tal da “autossabotagem”. Reparem que toda vez que essa dita cuja é evocada, ela o é para não dizermos que deixamos de fazer algo, ou para não explicarmos porque estragamos tudo.

É que “autossabotagem” é mais chique de se dizer e dá até um certo ar de, como direi, superioridade, não é mesmo? Vejam, o Fulano é assim não porque é vadio, e o Beltrano é assado não porque não está nem aí pra nada. Nada disso, cara pálida! É porque ele apenas está se “autossabotando”.

Não. Definitivamente não. Nossa alma é desordenada e fragmentada por um monte de vícios morais e caprichos pessoais que, muitas e muitas vezes, nos dominam e terminam por nos agrilhoar junto ao chão frio da nossa má vontade.

Não é “autossabotagem”. É lassidão, é autocomplacência, falta de bom senso, ausência de senso das proporções e, principalmente, uma tremenda carência de responsabilidade. É tudo isso e muito mais, muito mais do que a palavra “autossabotagem” é capaz de abarcar e expressar.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.


Inscreva-se no canal do FATOS DO  IGUAÇU  no Youtube  e ative o sininho para acompanhar as transmissões ao vivo.


 

Compartilhe

Veja mais