Foto: Rádio Agência Senado

Ouça a reportagem:

A área técnica da saúde da equipe de transição aguarda para os próximos dias um levantamento sobre o número de pessoas vacinadas contra a covid-19 e a quantidade de doses. Integrante do grupo, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, declarou que o aumento de casos da doença preocupa o novo governo. Por isso, a prioridade é a aquisição da vacina bivalente da Pfizer que combate novas variantes.

À equipe de transição, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o País deverá receber 38 milhões de doses da Pfizer e que poderá encomendar outras 50 milhões. Humberto Costa acredita que essas remessas poderão ser da bivalente. Diante do aumento de casos de covid-19, ele avalia que a nova versão do imunizante poderia ser oferecida para quem já tomou as quatro doses.

Essa vacinação já deveria ter começado, embora nós vamos discutir os dados, a cobertura qual é. Mas na verdade ela só se aplica para quem já tenha tomado as duas doses de reforço. Então, isso poderia ajudar a debelar esse surto que está novamente surgindo com essa nova variante. Então, seria ideal.

Segundo os médicos, os casos graves de covid-19, que exigem internação, são de pacientes que não tomaram as doses de reforço. Por isso, Humberto Costa defende uma campanha voltada para esse público e a oferta do imunizante para crianças.

Mas é importante também que possa haver a vacinação de reforço para aquelas pessoas que não tomaram nem terceira nem a quarta dose. É importante que se faça a vacinação das crianças acima de 5 anos de idade e também daquele grupo que vai dos 6 meses aos 4 anos de idade. Acho que seria importante que isso pudesse avançar em termos de ampliação dessa cobertura vacinal.

Segundo boletim da Fiocruz, quinze estados e 17 capitais registraram um aumento dos casos de covid nas últimas seis semanas. A maioria dos infectados são adultos acima dos 60 anos. Os especialistas mantêm a recomendação para o uso de máscaras e de álcool em gel.

Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Compartilhe

Veja mais