Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Na edição nº. 934 de 9 de março de 2020 do Jornal Fatos do Iguaçu, fizemos uma reflexão sobre as Eleições 2020, e estabelecemos 10  critérios para escolha em quem votar. Em 5/10/20, enfoque sobre o Be-a-bá e “ABC da Vereança”; em 5/10/20 sobre “Campanha Eleitoral”; em 9/11/20 sobre “Formação Política”. Preocupações com política na acepção correta do termo.

         Praticamente nessas eleições não nos envolvemos em campanha eleitoral, já que atuamos como simples eleitor e cidadão, e só falamos em política com quem vinha até nós mais por questões de atividade profissional. E nosso escritório desta vez não virou comitezinho nem a velha Parati de guerra ferramenta de campanha, ainda que adesivada com nossos candidatos.

         No pleito majoritário (de Prefeito e Vice), conciliamos os critérios e bandeiras definidas, com a questão  de princípios de democracia e de fidelidade partidária ao Partido MDB que militamos nesse segmento deste criança e como filiado desde 10/11/1981. E uma coisa ficou clara. Prefeito Odir e Beraldo, avaliados como “gente boa e séria”, mas maior percentual de eleitores invocaram de tirar (desbancar) o PT do Poder, e muitos votaram em quem tivesse melhores possibilidades disso, ainda que pouca identificação  a sua ideologia, e ações pretéritas de governo e conduta.

         Nesse contexto e no Poder Executivo de Pinhão, a coisa se complicou. O candidato do  PSB que pegou mais votos esteve sub judice, mas teve Embargos de Declaração acolhidos no Tribunal Regional Eleitoral-TRE, e foi deferido na tarde do dia 10/12/2020, o registro de sua candidatura. E ainda isso pode ser objeto de recurso ao TSE, STJ e STF, mas na prática agora está se efetivado o ganhou e levou, e José Vitorino Prestes, vai ser o Prefeito de Pinhão. A transição administrativa prevista no art. 87 na nossa Lei Orgânica Municipal-LOM, ficou parcialmente prejudicada, mas ainda há tempo disso ser superado e no dia 11/12/20, foi constituída Comissão de Transição, que vai iniciar os trabalhos no dia 16/12/20. 

E já em janeiro/2021  o novo Prefeito enfrentará mês de reajuste salarial do funcionalismo, em época a nosso ver mal estabelecida no inciso  XV do art. 96 da LOM (antes da Revisão de 2016, era maio de cada ano), e outras pendências e demandas como as da não individualização das contas antigas do FGTS,  os problemas agravados com a pandemia do coronavírus – COVID-19, que  aumentou o contingente de vulneráveis, desempregados, e em tese menor arrecadação. Este escriba está satisfeito com o decidido pelo Judiciário (novas eleições seria muito pior  e mal maior na nossa idiossincrasia) e fica aqui votos de  que o eleito seja feliz e faça um bom Governo, e a quem  faremos ajuda com oposição e críticas criativas e construtivas, como de praxe e “natureza das coisas”.

        Na eleição para Vereadores tínhamos várias excelentes opções de voto, e votamos no parente e medebista Jean Henrique Costa Dellê, que foi eleito com 419 votos, e que levou a uma realista esperança do MDB a ressurgir das cinzas tal qual Fênix da Mitologia Grega. E já compromissado com lutas, pela redução do número de Vereadores de 13 para 9  que se tivesse ocorrido para a legislatura 2021-2024, iria propiciar uma economia no quatriênio  em torno de um  milhão oitocentos  reais; regularização fundiária urbana tendo na linha de frente equipe da própria Prefeitura Municipal, sem grandes dispêndios com terceirizações e empresas a “forrarem o pala” como diz o gaúcho,  com espécies de  “galinha morta” da linguagem popular como inclusive abordamos na tarde do dia 13/12/2020 no programa “Hora da Verdade”, na RCP (Rádio Pioneira de Pinhão), do comunicador  Ataide Pereira dos Anjos Filho/Idinho e sua esposa Jociele Alves de Souza; implementação de serviços e obras de estradas, via planejamento e priorizações com um sonhado Mapa Rodoviário Municipal; apoio a atividades e melhorias no meio rural  e urbano; atividades culturais e outras bandeiras nessa  linha, de austeridade, combate implacável a corrupção, privilégios, desperdícios, injustiças e males do gênero.

           Francisco Carlos Caldas, advogado,  ex-Vereador, municipalista e CIDADÃO. E-mail [email protected] 

 

Compartilhe

Veja mais