Dando continuidade ao programa de atenção aos hipertensos e diabéticos em Pinhão, na terça-feira, dia 27 de setembro, o grupo recebeu a médica Mariane Cristina de Oliveira, que realizou uma palestra de orientação para o grupo, dando continuidade ao trabalho da Drª Tania Del Rio Boullon, que passou a atender as comunidades do interior.
Entre os assuntos abordados estavam os fatores de risco, os modificáveis e os nãos modificáveis, a dieta alimentar e exercícios físicos. “Temos dados comprovando que de cada 20 pacientes que consultam conosco, de oito a 10 tem problemas de hipertensão ou diabetes e a grande maioria desconhece a enfermidade. Eles só ficam sabendo depois que são alvo das consequências da doença como um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC) entre outras”, alertou a médica.
Alimentação equilibrada e exercícios físicos contribuem para que os números de pacientes diminuam, porém é também um processo cultural. “As pessoas tem que conhecer bem a doença, os sintomas, as causas, as consequências, se é hereditária. Muitos sabem que devem evitar o sal e a gordura em excesso, mas desconhecem o porquê, apenas diminuem estes itens na alimentação. A atenção da família neste processo de reeducação alimentar fundamental para o sucesso do processo, e de acompanhamento nas consultas durante o tratamento é fundamental”. Para a próxima reunião agendada em outubro, Drª Mariane abrangerá principalmente o Diabetes e convidará um fisioterapeuta ou um educador físico para orientar os participantes como fazer exercícios físicos em casa. “Também vamos planejar um trabalho organizando um grupo de caminhadas”, anunciou.