Fotos: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu
Redação Fatos do Iguaçu
_________________________________
Na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, a Câmara Municipal de Pinhão foi palco da cerimônia de diplomação dos eleitos nos municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu. Conduzida pela juíza Natália Calegari Evangelista, da 160ª Zona Eleitoral, a solenidade reafirmou o compromisso com a democracia e marcou o início de uma nova etapa na administração pública local.
A mesa diretiva contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara de Pinhão, Luiz Hamilton Kitcky, representantes das forças de segurança, como o tenente João Paulo Batista França, da Polícia Militar, e o delegado Andersson Carneiro de Santana, da Polícia Civil. Também participaram membros da Junta Eleitoral, Simone Mazur e Sildo Neri Levinski, além da representante da OAB subseção Guarapuava, Roberta Druchak Dellê.
Compromisso com o Povo e com a Ética
A juíza Natália Evangelista destacou, em seu discurso, a importância do ato de diplomação como uma confirmação do poder do povo e da responsabilidade dos eleitos. Ela enfatizou que os novos mandatos são um dever de servir à população com ética, transparência e compromisso.
— “Estamos aqui para honrar o que há de mais significativo no nosso sistema democrático: o poder do povo de escolher seus representantes”, afirmou a magistrada. Ela também ressaltou os desafios das eleições de 2024 e a necessidade de reconquistar a confiança dos eleitores, mencionando os altos índices de abstenção no Paraná.
Diplomação dos Eleitos
Os diplomas foram entregues aos eleitos e eleitas de Pinhão e Reserva do Iguaçu. O prefeito eleito de Pinhão, Valdecir Biasebetti, e o vice-prefeito, Sebastião Rodrigues Bastos, receberam seus diplomas sob aplausos. Também foram diplomados os 13 vereadores eleitos, incluindo
Em Reserva do Iguaçu, o prefeito eleito Vitório Antunes de Paula e o vice-prefeito João Francisco Santos foram os primeiros a serem diplomados, seguidos pelos 09 vereadores eleitos.
Inclusão e Participação Cidadã
Durante a cerimônia, a juíza também destacou iniciativas da Justiça Eleitoral para promover eleições inclusivas e pacíficas, como o aumento da participação de pessoas com deficiência como mesários e o Pacto pela Paz, que combate a desinformação e a violência durante o processo eleitoral.
A solenidade foi encerrada com agradecimentos à imprensa, aos mesários, servidores e a todos os envolvidos na realização das eleições. Em tom emocionado, a juíza Natália Evangelista desejou que os próximos quatro anos sejam de trabalho árduo e dedicado às necessidades da população.