Deputada Leandre

No dia 29 de outubro, a deputada federal Leandre Dal Ponte, PV/PR, protocolou um requerimento para o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, no qual  solicita que sejam adotadas providencias para a implantação de um complexo turístico no município de Pinhão, na região Centro-sul do Paraná, na comunidade de Faxinal do Céu, aproveitando todo o complexo da Vila Residencial da Copel e Alagado de Foz do Areia.

Um local pronto

Em seu requerimento, a deputada argumenta que o espaço está pronto, que só necessita de incentivo e apoio financeiro, “No município de Pinhão tem atrativos turísticos prontos, aguardando investimentos do Governo Federal”.

 Leandre afirma que tanto a Vila Residencial de Faxinal do Céu, como o Alagado de Foz de Areia, que se formou devido à construção da Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha, que a concessão de exploração de geração e de distribuição de energia, hoje estão não mão da empresa de energia Copel,   tem um potencial turístico fantástico. “(…)Faxinal do Céu quanto o Alagado de Foz do Areia possui atrativos turísticos quase prontos, que necessitam de pouco investimento para transformar a região em mais um polo turístico no Estado do Paraná”.

Jardim Botânico

Ainda chama a atenção para o fabuloso Jardim Botânico, que lá não existe somente a beleza da diversidade da fauna e flora, mas também um centro de pesquisas para uma diversidade de espécies,  inclusive com algumas só encontradas lá.

Uma realidade pode ser mudada

A deputada argumenta em seu requerimento que a região precisa de incentivo para mudar a realidade dos índices econômicos e de qualidade de vida da população, que estão longe dos desejados, “Pinhão e as cidades vizinhas precisam urgentemente de uma oportunidade para melhorar o índice de desenvolvimento humano e econômico gerando riquezas e muitos postos de trabalho, e a curto prazo, somente a indústria do turismo tem essa capacidade.”, pontua a deputada paranaense.

Aeroporto de Guarapuava

Leandre mostra que se for realizada uma conexão entre o aeródromo, pertencente à COPEL, entre Faxinal do Céu e o Alagado com o Aeroporto de Guarapuava, isso fomentará vinda de turistas mais distantes.

A proposta

De acordo com a deputada, a ideia é organizar a infraestrutura básica que já existe em Faxinal do Céu e construir píeres e ao menos uma marina no alagado de Foz do Areia.

Sua proposta é que o Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Paraná e a COPEL, responsável pela área, possam capitanear a transformação local, implantando um programa de turismo.

Participação decisiva
“Está tudo pronto, aguardando visitantes e clamando pela participação decisiva do Ministério do Turismo neste processo” afirma a deputada Leandre.

 

Compartilhe

Veja mais