Foto:© Fernando Frazão/Agência Brasil
Redação Fatos do Iguaçu com Agência Brasil
O Ministério de Minas e Energia deve decidir na próxima terça-feira (15) sobre a adoção do horário de verão no Brasil este ano. O ministro Alexandre Silveira se reunirá com a equipe técnica para avaliar a necessidade dessa medida, que pode ser implementada se houver risco energético. Silveira adiantou seu retorno ao trabalho para analisar a questão, destacando que a decisão precisa ser tomada ainda esta semana, visando aproveitar o mês de novembro, considerado a “melhor janela” para a implementação.
Segundo o ministro, o horário de verão pode ser necessário para evitar uma crise energética, mas ele ressaltou que a medida será adotada apenas se for imprescindível, levando em conta o impacto em diferentes setores da economia. Ele também frisou que o horário de verão é uma política pública adotada por muitos países desenvolvidos e que não deve ser vista como uma questão ideológica.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a adoção do horário de verão devido às incertezas quanto ao período de chuvas, especialmente após meses de seca severa. As projeções indicam que a recuperação dos reservatórios pode demorar até o início de 2025, e o principal desafio até dezembro será atender à demanda máxima de energia no início da noite.