Levantamento entrevistou 2.824 pessoas em 174 municípios brasileiros

Você fica empolgado com o clima de Copa do Mundo? Acompanhou e torceu pela recuperação do Neymar? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, mais da metade da população brasileira não está interessada na Copa. O Brasil estreia na competição neste domingo (17), contra a Suíça. Segundo a pesquisa, 53% dos brasileiros não tem interesse pela Copa do Mundo, que será disputada na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Os que possuem grande interesse pelo evento representam 18%, e os que possuem interesse médio também são responsáveis por 18% dos que respondem à pesquisa. 9% possuem pequeno interesse e um por cento não opinou.

Esse índice de desinteresse pela Copa é o mais alto já registrado para o evento, considerando tanto edições anteriores como em comparação à janeiro deste ano, quando 42% demonstravam falta de interesse pela competição.

A pesquisa também avaliou o desempenho do técnico Tite no comando da seleção brasileira. 64% dos brasileiros consideraram o trabalho do treinador como ótimo ou bom, enquanto 13% consideraram regular. Ao mesmo tempo, 18% dos entrevistados não quis opinar e 5% consideraram o comando de Tite como ruim ou péssimo.

Ainda de acordo com a pesquisa, 48% dos entrevistados apontaram a seleção brasileira como favorita ao título da Copa do Mundo da Rússia. A Alemanha foi citada por 11%, e Argentina, Rússia, França e Espanha foram citadas por 2% dos que responderam à pesquisa.

Na comparação com pesquisas Datafolha realizadas sobre o tema antes ou durante edições passadas da Copa do Mundo, o índice atual de favoritismo do Brasil junto aos brasileiros é o mais baixo já registrado.

A pesquisa foi realizada nos dias seis e sete de junho em 174 municípios brasileiros. Foram entrevistadas 2.824 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes | Agência do Rádio Mais

Compartilhe

Veja mais