A agência da Cresol de Pinhão/Pr, realizou na quinta-feira, 16 de maio, no auditório do Sindicato Patronal Rural uma Roda de Conversa com produtores rurais.

O tema central foi o Plano Safra 24/25, mas, antes de entrar no tema, o gerente da agência, Marcel Andrade, falou aos presentes sobre o sistema Cresol.

Pinhão Pioneiro no sistema Cresol

Iniciou destacando que a Cresol do Pinhão foi a quarta Cresol, que 27 anos após os pinhãoenses abraçarem a proposta, o sistema Cresol está em 19 estados brasileiros. “Hoje a Cresol é completa para todos, essencial para os agricultores, a Cresol nasceu com seiscentos reais de capital social, hoje administramos mais de 9 bilhões de ativos, mas, nosso foco continua sendo o cooperado e o estar bem próxima a ele”.

Um milhão de cooperados

A Cresol hoje tem mais de 900 mil cooperados e o objetivo em 2024 é chegar a um milhão de cooperados ativos.

Plano Safra

Na agência de Pinhão, o Diego de Almeida Cruz  e a  Roberta de Oliveira Prestes são os responsáveis pela carteira agro e foi o Diego que apresentou o Plano Safra, ressaltando que o Plano Safra vai girar com juros de 6%, para se enquadrar no Pronaf o produtor rural não pode ter uma propriedade maior de que 80 hectares, voltou a proporcionalidade da renda, ou seja, se o produtor rural tem outra forma de renda além da produção da sua propriedade, ele só terá direito a buscar recursos de custeio e investimento no Plano Safra se no mínimo 50% de sua renda vier da sua lida no agro.

Independente dos ramos que o produtor atua, e mesmo que lide com plantações e gado leiteiro, o total que ele poderá solicitar é 250 mil reais. Ele inclusive lembrou que a linha de crédito é também  para quem trabalha com a safra de pinhão.

Pronaf Bio

Diego mostrou aos produtores que há um Pronaf especial para quem produz produtos orgânicos, que nessa linha o juro irá girará em 4%, mas o produtor precisa apresentar a certificação.

Ele também mostrou que para os Pronafs Jovem e Mulher existem descontos especiais, os juros caem para 4%.

Participação

A Roda de Conversa foi produtiva, à medida que o Plano Safra ia sendo apresentado nas suas particularidades, os produtores já foram tirando suas dúvidas, inclusive sobre outros produtos que a Cresol oferece, como o financiamento para a Energia Solar.

Diego encerrou a explanação deixando claro a todos que era uma mostra geral do Plano Safra, mas que ele e a Roberta estavam na agência prontos para atender a cada um, fazer um estudo do que seria mais viável e importante para cada produtor.

Quanto antes melhor

Ele lembrou a todos que mesmo os valores sendo grandes,  o governo fedral destina para o Plano Safra, como o recurso é distribuído para todo o Brasil, a maioria das linhas de crédito em três dias terminam, “Peço que os interessados já nos procurem, vamos deixar toda a documentação pronta, organizadas, abriu as linhas de crédito, nós já enviamos os processos, para garantir que vocês consigam é preciso nos organizar com antecedência” destacou Diego.

Após a Roda de Conversa, os produtores rurais se deliciaram com um café..

 

Compartilhe

Veja mais