A coordenadora do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Paraná, Leila Klenk, esteve no município de Pinhão/Pr, na terça-feira, 12 de março, visitando algumas propriedades rurais e agroindústrias.

Políticas Públicas para as Mulheres

No período da manhã a coordenadora Leila Klenk visitou a Cooafapi, Cooperativa da Agricultura Familiar de Pinhão, lá fez uma fala para as mulheres agricultoras e para os jovens estudantes da Casa Familiar Rural, sobre várias políticas públicas que o Ministério da Agricultura tem voltado para as mulheres agricultoras e para os jovens, bem como apresentou outros programas para a agricultura familiar em geral.

Foto: Fatos do Iguaçu

A presidente da Cooafapi, Neuzelia Ferreira Kunseler, conversou com o Fatos do Iguaçu, falou da importância da Cooperativa estar recebendo a visita da coordenadora do Ministério da Agricultura, “Começo agradecendo e dizendo que é uma honra estar recebendo o Fatos aqui na Cooafapi. Esse momento é muito especial para nós, pois a Leila vem falar sobre políticas públicas para a agricultura familiar e com destaque às políticas voltadas para as mulheres agricultoras. Ela também nos entregou a emenda do deputado Tadeu, que vai nos permitir implantar o painel solar para a Cooperativa, que vai nos ajudar muito. É sempre uma alegria estar recebendo os nossos cooperados, tudo isso torna esse momento único e especial”.

Programa Aquisição de Alimentos Institucional

A Coordenadora Leila repassou aos presentes que agora o Ministério da Agricultura tem o Programa de Aquisição de Alimentos Institucional, inclusive, solicitou que todos ajudassem a divulgar este programa.

O Programa determina que todas as instituições públicas federais têm que comprar pelo menos 30% do que a instituição consome na área alimentar da agricultura familiar. “Nós, do Ministério do Desenvolvimento Agrário aqui no Paraná, colocamos esse programa como uma das nossas prioridades. Temos bilhões de reais que são gastos em alimentação pelas instituições públicas, isso vai do cafezinho das repartições à alimentação que é servida nos RUs das universidades públicas. Criamos um comitê estadual para fortalecer o programa e cobrar das instituições que realizem as compras, por outro lado, é preciso que as cooperativas da agricultura familiar vão até essas instituições e mostrem o que elas têm a oferecer porque as instituições não sabem o que a agricultura familiar produz “, citou Leila Klenk.

Cooafapi terá energia solar

Foto: Fatos do Iguaçu

Leila entregou para a presidente da Cooafapi, Neuzelia, uma emenda do deputado Tadeu Veneri, PT, no valor de R$ 250.000,00 para a colocação do painel solar nas instalações da Cooafapi.

Ouça a entrevista que a jornalista Nara Coelho, fez com a coordenadora do Ministério do Desenvolvimento Agrícola do Paraná, Leila Klenk.

Veja as fotos:

Compartilhe

Veja mais