Rev. Sandro

O ser humano cria diferentes expectativas em relação ao futuro, dependendo do contexto e daquilo que a pessoa crê, algumas expectativas são boas outras nem tanto. Há aqueles que não gostam muito de pensar no futuro, antes vivem apenas no hoje, o que importa é o agora, outros vivem baseados no passado, nas lembranças dos tempos bons ou ainda, traumatizados com eventos e situações experenciadas lá atrás.

Pensando no contexto político do atual momento, nota-se uma mistura de expectativas em relação ao futuro, um grupo eufórico, outro decepcionado sem boas expectativas para o futuro, outro com medo, outro indiferente, enfim o que esperar do futuro? Por mais que se planeje o futuro, ninguém sabe como será o amanhã. Os planos e sonhos mudam, algumas coisas acontecem conforme o planejado, mesmo assim, com algumas alterações.

É claro que há fatos que não estavam no script do planejamento, fatores que não eram esperados, como a Pandemia e outras coisas que prefiro não comentar. O grande segredo para não ser engolido pela ansiedade e temor do futuro, está em olhar para o futuro de uma perspectiva divina. Em outras palavras, planeje, sonhe, tenha boas expetativas em relação ao futuro, mas lembre-se de entregar seus planos, sonhos, projetos, governo, nação diante do Senhor Deus.

Um grande consolo e conforto para os cristãos em relação ao futuro está no fato de que Deus está lá, não se sabe qual plano vai dar certo, não se sabe as mudanças que ocorrerão no próximo ano, mas algo é certo – Deus sabe todas as coisas e o futuro não escapa dos olhos do Criador. Quando o povo de Israel vivia um momento tenso na sua história, contexto difícil e desafiador, Deus falou através do profeta Jeremias o seguinte: “há esperança para teu futuro diz o Senhor” (Jeremias 31.17). isso vale para o seu povo hoje, já que a Palavra de Deus é mais atual do que a notícia que vai ser postada amanhã.

Há uma canção protestante que diz o seguinte: “como será o futuro do nosso país? Brasil olha pra cima, há uma esperança, volta teus olhos pra Deus Justo Juiz”.  Aos olhos humanos o futuro pode ser incerto, mas firmados no Criador, podemos avançar, prosseguir, pois o passado, presente e futuro está no controle do Deus Vivo.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


Compartilhe

Veja mais