31 de janeiro de 2020

EDITORIAL

                                     Ela se embeleza na ação de cada um

É muito comum se ouvir frase “como, por que essa rua está tão suja, quando será que vão arrumar tal rua? Quando vão arrumar os bueiros para não alagar mais? Tal político se elegeu, prometeu e não fez nada. São frases que criticam e apontam os outros.

Como se quem aponta o problema não tem nada a ver com ele. Na maioria das vezes, na verdade, as lideranças políticas e poderes públicos é que são acusados de nada fazer. Como se ao colocar o voto na urna e escolher um candidato isentasse todos de qualquer responsabilidade com o municipio e o bem comum da coletividade.

Claro que votar, escolher bem os que vão governar o municipio é importantíssimo, é um ato que parece simples, mas não é. Pois conforme a escolha será a forma que o municipio será conduzido por quatro anos. Uma má condução leva o municipio a um atraso de pelo menos uns dez anos. Apesar de eleição e escolha de vereadores e prefeitos serem coisa muito séria, não é esse o tema desse editorial.

A proposta é falar da responsabilidade de cada cidadão ou pessoa que reside nos municípios, pois na verdade quem dá a cara, o jeito do municipio é a sua população. Bueiros que transbordam, na sua maioria é porque estão cheios de lixo que foram jogados pelas pessoas ao transitarem nas ruas, ou ao acharem que terreno baldio é deposito de lixo. Calçadas cheias de mato e mal conservadas, por incrível que possa parecer, é de responsabilidade de quem mora em frente a ela.

Temos que admitir, Pinhão está longe de ter calçadas descentes, o que dirá bonitas. Todos querem uma cidade limpa, organizada e cheia de flores que a embeleze, mas a grande maioria quer só receber, sem se preocupar ou realizar, pior, muitos ainda pensam que se a flor for bonita podem levar para casa.

Todos querem usufruir, mas esquecem que o espaço público, ou seja, as ruas é de todos, portanto, todos tem que cuidar, zelar dela. É comum ouvir fui em tal cidade e os canteiros centrais da cidade eram lindos, queria que fosse assim na nossa cidade. Mas essa mesma pessoa de repente enche os canteiros centrais de propaganda da sua empresa, deixando a cidade cheia de poluição visual.

Pode acreditar, em época de campanha eleitoral ainda criticam os candidatos que colocam propaganda nos mesmos canteiros. Mas o bom é que agora quem quiser colocar propaganda nos canteiros centrais, praças e outros espaços públicos poderá, mas de forma organizada, de forma a contribuir para a cidade ficar limpa, bonita e organizada.

Cuidar e zelar da cidade é com certeza trabalho do poder público, contudo admitindo ou não, ela é responsabilidade de cada munícipes. Só ficará limpa e bela se todos compreenderem que a cidade pertence a todos, é feita pelas ações ou omissões de cada um.

Compartilhe

Veja mais