Francisco Carlos Caldas

Dia 10 de outubro é o dia mundial da Saúde Mental, e ainda que haja um pouco de loucura no amor, e um pouco de razão na loucura nas palavras de Nietzshe, ou o dito pelo filósofo grego Aristóteles (384 a 322 a.C), de que “Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura”, estamos vivendo um momento da Vida Nacional, que temos que focar preocupações com insanidades políticas que estão se agigantando no País.

Já lemos 4  livros da Drª. Ana  Beatriz Barbosa Silva,  médica psiquiátrica do Rio de Janeiro (Mentes e Manias, Mentes Ansiosas, Mentes Perigosas e Mentes Insaciáveis) e já assistimos várias entrevistas, vídeos, “live” com ela. É quase uma paixão pela sua inteligência, encanto pelo que ela escreve e fala.

Não só de trabalho e pão deve viver o homem. Também  lazer, ingestão de e outras delícias alimentícias,  busca da Verdade, Saúde e Arte.

Já dissemos e comungamos da ideia de que de médico e de louco todos temos um pouco, daí, o escrito “Cada Louco com suas Manias”, publicada na edição de 28/07/2021 do Jornal “Fatos do Iguaçu”

Quando cursamos o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG em meados da década de 1970, tivemos a disciplina Medicina Legal, e fizemos razoável estudo da obra Medicina Legal do catedrático prof. Hélio Gomes. E até de suas lições, já fizemos um escrito sobre Paranóia, ne edição nº. 180 de  1º-15/12/2004 do já citado Jornal “Fatos do Iguaçu”.

E ficamos com alguma noções sobre esquizofrenia, paranóia. E das obras da Drª. Ana Beatriz, algum conhecimento sobre  Ansiedade, Depressão, Tanstorno Obsessivo Compulsivo-TOC, e essas doenças não são nada fáceis seus enfrentamentos.

Algumas alianças políticas já ocorridas em Pinhão, e agora as feitas no primeiro e segundo turno da eleição Presidencial de País, tem que entender um pouquinho de psiquiatria e psicologia humana, além de  análises feitas por Maquiavel, na sua obra “O Príncipe”, e até o emblemático dito: “Quando não puder derrotar o inimigo, una-se a ele”, que é o que aconteceu entre Lula e Alckmin, o apoio de Ciro Gomes e Simone Tebet ao Lula e PT.

Atualmente na política Nacional e no MDB de Pinhão, está ocorrendo choques de ideias, entre é esquerda e direita, do que é centro-esquerda e centro-direita, do que é liberalismo econômico,  do que é capitalismo, socialismo, comunismo, democracia, do que é ser conservador e avançado, moderno e de vanguarda; de posicionamentos sobre ideologia de gênero, defesa de aborto como assunto de saúde pública; tolerância com os diferentes, LGBT combate à racismo e preconceitos e coisas do gênero.

Na Escolinha de Política e Cidadania, todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, esses assuntos também lá serão enfocados, em nome de implantação de uma nova, melhor, mais eficaz e eficiente maneira de fazer política municipalista, pois, há muita coisa feia, lambanças, desperdícios, incoerências,  improbidades e males do gênero  ocorrendo nesses meios. E ao lado de deformação moral, de caráter, há muita maluquice, loucura nessa área, daí, a lembrança e a importância dos ensinamentos do Livro do Professor Hélio Gomes, da médica psiquiátrica Ana Beatriz Barbosa Silva, das falas do Dr. Cléber Ferreira, do Dr. Líbero Mezzadri, e outros dessa área de atuação.

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista, ex-professor de EMC,  cidadão mantenedor da Escolinha Informal de Política e Cidadania)

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


 

Compartilhe

Veja mais