Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Como cidadão e político participamos das últimas eleições municipais, como simples eleitor, político previsível, de posições claras, defensor de fidelidade partidária, e votamos para Vereador em Jean Dellê, do MDB, e para Prefeito e Vice nos candidatos da Coligação que o MDB fez.

          E na linha do que já havíamos pregado na crônica 560, de 10 de agosto de 2020, publicada no Jornal Fatos do Iguaçu, independentemente do resultado eleitoral, dissemos que no quatriênio 2021-2024, pretendíamos ter atuação política e cidadã de OPOSIÇÃO, para se estressar menos, e sofrer menor risco de ter infarto do miocárdio.

         Em Reserva do Iguaçu, torcemos para reeleição do sobrinho Sebastião Almir Caldas de Campos, mas venceu Vitório Antunes de Paula e Zé Maria Mendes, e de qualquer forma temos o entendimento de que o Município, ficou  em boas mãos e torcemos que façam gestão e se saiam muito bem.

         Em Pinhão, o nosso primeiro projeto que vamos atuar em ato de cidadania, é na criação da BOCA BENDITA, APARTIDÁRIA e que é para ser o nosso líder mor, Jacir Thadeu Ferreira Dellê. No projeto esboçado, o local  preferido era e é na frente do Bar Castelinho, na Avenida Trifon Hanysz, esquina com a rua XV de Dezembro, no centro, mas como esse local  é público, dependemos da boa vontade do Poder Público. Assim, senão tivermos apoio para a ideia, vamos ter que encontrar outro local adequado.

        A inspiração para a nossa Boca, é a famosa Boca Maldita de Curitiba, e já até esboçamos um lacônico e informal estatuto, pois, tudo tem que ter um mínimo de organização. Afinal até “orgias” precisam ser organizadas. No “Baile dos Pelados” que dizem que  já  ter ocorrido em Pinhão, a regra era que ninguém poderia estar de roupa. E tudo que é combinado entre partes não vulneráveis não é caro nem feio. E a “Boca” de Pinhão, há tempos é sonhada. E tem também inspiração na música “As razões do boca braba” de  João de Almeida Neto e na nossa  saudosa República de estudantes de Pinhão  e da UEPG, da década de 70 na rua Coronel Dulcídio  da cidade de Ponta Grossa.

         Como a Escolinha Informal de Política e Cidadania, iniciada em 22/02/2008 e projeto República – Pinhão que Queremos/REPIQUE, idealizado em 15/11/2018, não está tendo desenvolvimento satisfatório, vamos agora canalizar energias e se entreter na Boca Bendita, sem deixar de lado a Escolinha e o REPIQUE.

        Diante das maravilhas, competência, eficácia e eficiência que em regra candidatos pregaram, decência e amor ao povo a bem público que  se dispuseram a atuar, vamos ter bastante subsídios para falas, “cobranças” e críticas criativas e construtivas, e a luta para redução do número de Vereadores de 13 para 9 ou 11, vai ser uma das primeiras bandeiras que a Boca Bendita vai desfraldar e reivindicar.

        O mais votado das eleições majoritárias de Pinhão, está a diplomação de eleito sub judice, mas é quem o povo quer que seja o Prefeito,  e não apitamos nada na ordem do dia, mas  não achamos salutar e nenhuma graça ter nova, dispendiosa e  frustrante eleição, e de qualquer forma vamos atuar na oposição criativa e construtiva em Pinhão e Reserva do Iguaçu. Cada povo tem o governo que merece  e  nossas contas e a maioria  dos nossos problemas  é nós mesmos que vamos ter que resolver. Para encerrar, aproveitamos o ensejo para deixar votos de profícua, eficaz e eficiente gestão e Vereança de Verdade-VdV aos eleitos de Pinhão, Reserva de Iguaçu e Guarapuava, Municípios esses que temos laços de interesse, afetividade,  atividades e históricos.

  Francisco Carlos Caldas, advogado,  ex-Vereador, municipalista e cidadão.

E-mail [email protected]

Compartilhe

Veja mais