Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, localizado no hall de acesso às salas da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná. / Foto: Kleyton Presidente/Alep

Por Nádia Fontana

Há um ano o Paraná perdia o deputado estadual Bernardo Guimarães Ribas Carli, uma das mais jovens lideranças que já atuaram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A ausência do parlamentar, homenageado pela Casa de Leis com um espaço que leva seu nome, criou uma lacuna eterna no Poder Legislativo e deixou muitas saudades.

O “Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli” é um tributo à sua memória e obra, inspirando a todos a dar continuidade à tarefa de construir um Paraná cada vez melhor. “A inauguração deste Espaço”, disse o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, no final do ano passado, “faz justiça a um jovem que escreveu uma história maravilhosa, com uma alegria que contagiava as pessoas, encarnando o sentimento da sua cidade (Guarapuava) e da sua região, que ele defendeu de forma intransigente e para a qual deixou um legado de obras e realizações, apesar de sua trajetória tão curta na vida pública”. “Ele aproveitou da melhor forma o seu tempo como deputado. Fez parte das Comissões mais importantes e criou leis de grande alcance social”, afirmou ainda.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Alep, também destacou na ocasião o trabalho do parlamentar: “Lutou muito pelo curso de Medicina na Unicentro. O que vivemos com o Bernardo neste Plenário foi o comportamento de um jovem idealista, leal, de uma só palavra. E tratava todos com absoluta generosidade. Fica a imensa saudade”. “Pessoa carismática, acessível. A vida do nosso amigo foi muito curta, mas soube aproveitar fazendo o bem, cumprindo a sua missão. Momento de refletirmos para aproveitarmos o nosso tempo, semeando coisas boas”, complementou naquele momento o deputado Gilson de Souza (PSC), segundo-secretário da Assembleia.

Tragédia – O deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, nos deixou muito cedo, aos 32 anos, vítima de um trágico acidente de avião. Era domingo e ele viajava para União da Vitória para fazer o que mais gostava: conversar com os paranaenses. Os amigos e familiares lembram que ele estava sempre sorridente, determinado, e tinha como objetivo melhorar as condições de vida da população. Suas grandes bandeiras, a construção do Hospital Regional do Centro-Oeste e a implantação do curso de Medicina em Guarapuava, sua cidade natal, hoje já viraram realidade.

Mas, seu trabalho parlamentar era muito maior. Projetos, propostas e ações sobre inúmeros temas foram defendidos e implementados por Bernardo, que aos 26 anos ocupou pela primeira vez uma das cadeiras da Assembleia. Ele nos deixou um legado com a marca do jovem sonhador, de coração grande, que no dia a dia comprovava vocação para a vida pública. O interesse pela política despertou ainda na infância, pela convivência com o pai, Fernando Ribas Carli, que foi prefeito de Guarapuava, deputado federal, deputado estadual e chefe da Casa Civil do Paraná. E, ao compartilhar com a mãe, Ana Rita, de família com longa tradição na vida pública, o desejo de promover ações que melhorassem a vida da população.

Diálogo – Na Assembleia, o parlamentar foi membro de várias Comissões técnicas permanentes da Casa – incluindo a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) – e sempre mostrou interesse em lutar por melhorias para diversos setores da vida pública. Assim, durante os sete anos que exerceu seus dois mandatos atuou como presidente da Comissão de Esportes e foi coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica.

Em todos os momentos procurava fomentar o debate, buscando a melhor solução para a sociedade. Isto sempre ficava bem evidente em seus pronunciamentos e decisões. Numa das inúmeras reuniões da Comissão de Esportes, que promoveu na ALEP, e que aconteceu em 13 de maio de 2015, o deputado Bernardo Carli, frisou que o objetivo do trabalho era estabelecer um grande diálogo com os paranaenses em torno de projetos e ações que estimulassem o desenvolvimento das mais diversas modalidades esportivas. Na ocasião a comissão discutia projetos para maior apoio ao skate e para garantir acessibilidade nos estádios.

Inclusão – “As pessoas que estão ligadas aos esportes podem contribuir com nosso trabalho. O esporte promove a inclusão social, melhora a qualidade de vida”, destacou naquele momento. “Temos como missão debater, orientar, apoiar e fiscalizar a atuação do poder público estadual no que se refere à elaboração e execução de políticas públicas voltadas à prática esportiva. Poderemos, assim, colaborar com o fortalecimento e a ampliação das medidas direcionadas a esta área,” acrescentou.

Destacou-se, também, por participar como membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel, da Comissão Parlamentar de Inquérito do Pedágio e da Comissão Parlamentar de Inquérito da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná. Integrava ainda o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar e o Bloco Parlamentar Digital.

Compartilhe

Veja mais