Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

O prefeito Sebastião Campos, PSB, e sua equipe transformaram a antiga pista de bolão, que estava inutilizado e depredado, em Espaço Integração e  Academia de Judô e Jiu-Jitsu.

Na sexta-feira, 7, de agosto o prefeito e o vice, Paulo Sérgio Nunes, o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, João Fernandes Nunes Felix, o Fernandão e o diretor de Esportes, Bruno Rodrigo Ferreira dos Santos, na presença de convidados entregaram aos praticantes de artes marciais reservenses e à comunidade a academia de artes marciais.

Centro Esportivo João Matheus Colla Soares

Os atletas reservenses que se dedicam às artes marciais de judô e Jiu-Jitsu sempre tiveram dificuldade para praticar, já que eles não tinham um local certo para os treinos.

Realidade que desde 2017 vem sendo mudada quando Sebastião Campos cedeu um espaço para que os atletas montassem a academia.

Após um trabalho expressivo dos atletas no local, retirando as pistas antigas do bolão, arrumando e limpando o local, trazendo os equipamentos para treino e a colocação de cerâmica no assoalho e pintura pela secretaria municipal de Obras, o espaço se tornou oficialmente o Centro Esportivo João Matheus Colla Soares, a academia de Artes Marciais.

O fisioterapeuta e judoca há anos, Ronerson Epifânio Oliveira, falou em nome dos atletas, “Para nós é uma alegria estar recebendo esse espaço que era um sonho de nossos atletas desde 2014. Essa realização começou em dezembro de 2017, quando o prefeito nos cedeu o local e os atletas passaram a realizar a retirada dos equipamentos que aqui estavam. Para chegar desse jeito que está contamos com a ajuda de muitas pessoas, do comércio local e da administração. Nosso objetivo com as lutas marciais é mais que ensinar auto defesa, é formar cidadãos de respeito. Assim que passe a pandemia queremos ver muitas crianças e mulheres treinando aqui”.

O judoca que já participou de vários campeonatos e competiu em várias academia da região declarou, “É uma academia muito bem feita, nesse porte, conheço a do Pinhão e Guarapuava”.

HOMENAGEM

Durante a inauguração em vários momentos o prefeito  teve que conter a emoção e as lágrimas, saudou o atleta reservense  campeão paranaense em judô, Joaquim Lustosa e reconheceu o esforço dos atletas para transformar o espaço  em academia, “A prefeitura fez muito pouco, esse espaço foi construído pelo trabalho e luta deles, os atletas”.

O Centro esportivo recebeu o nome do engenheiro agrônomo e praticante do judô, João Matheus Colla Soares, falecido, quem trouxe o esporte para Reserva do Iguaçu, convencendo Ronerson a vir dar treinos no Municipio em 2014.  

O pai do atleta, o professor Vando Soares, muito emocionado agradeceu a homenagem e falou do filho “Meu filho passou um tempinho conosco, nosso coração está partido pela saudade, mas alegre porque vê que por onde o Matheus passou ele deixou a sua marca, trabalhou com dedicação deixando alguma coisinha dele em Reserva do Iguaçu, passou pouco tempo por aqui, mas viveu intensamente a vida”.  

Assista a solenidade de inauguração da acadêmia:

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Compartilhe

Veja mais