Claudemir e Valter

Por Valter Israel da Silva e  Claudemir Gulak

Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável são termos bastante pregados na atualidade para tentar frear e fazer com que a sociedade possa repensar suas atitudes, estas que com o aumento de demandas e o consumismo, tem degradado cada vez mais a natureza.

Muito tem se falado em ações sustentáveis, e muitas dessas ações estão sendo colocadas em prática, como exemplo, optamos por citar o caso do empresário Carlos Ferreira e seu Instituto Tavares Ferreira. Sabemos que a cidade de Curitiba, capital paranaense, passa por racionamento no fornecimento de água. Algo que somente quem vivencia tem ideia de quão dificultoso é esse processo. Muitas vezes ações isoladas tem um impacto pouco eficiente na produção de água, apesar de terem sua importância para o meio ambiente. Pensando nisso Carlos Ferreira destinou uma área de mais de 720 Alqueires para preservação ambiental e para produção de água.

Em sua reserva denominada “Nascentes do Rio Açungui” parte do território é remanescente de vegetação nativa e parte era campo que passou por um processo fenomenal de restauração durante décadas e hoje conta com mais de 200 nascentes e alimenta o corpo hídrico curitibano e de seus arredores.

É importante salientar que o papel das árvores vai muito além de fazer sombra, ela serve como purificador da água, ajuda no processo de percolação da água e na retenção de umidade ao seu redor, influencia nos regimes de chuvas e índices pluviométricos através do processo de evapotranspiração e evaporação, purifica o ar retirando CO2 da atmosfera e transformando-o em oxigênio, alimenta a fauna, entre diversos outros benefícios que podem ser citados. Precisamos de ações conjuntas, incorporações de políticas públicas de incentivo e fiscalização para que possamos fomentar e garantir um futuro mais sustentável.

Precisamos de mais ações sustentáveis, como a citada acima, para que possamos amenizar os impactos causados pelas nossas ações devastadoras, e para que possamos continuar tendo acesso aos recursos hídricos de maneira satisfatória, sendo eles cruciais para nossa sobrevivência e para nossa qualidade de vida. Conheça mais sobre essa iniciativa do Carlos Ferreira acessando os links: http://www.fundacao-tavaresferreira.org/  

https://nascentes-do-rio-acungui.ueniweb.com/

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais