Francisco Carlos Caldas

Na contabilidade deste pensante, há 35 itens de despesas que são lançadas por ordem alfabética, e no dia 29/6/22 criamos mais o item acidente, inspirado no fato de que tivemos que pagar o vidro de um carro  estacionado na rua, que foi quebrado por uma pedrinha  espirrada de corte de grama do estacionamento do nosso escritório.

Depois do ocorrido ficamos pensando que poderia ter sido pior, como machucado alguma pessoa, ou quebrado um vidro de um algum carrão que  troca de qualquer coisa é de valor elevado.

Em 8/11/2019, na edição 920 do Jornal “Fatos do Iguaçu”, fizemos uma abordagem sobre Tragédias, onde relacionamos alguns acidentes que impactaram fortemente a nossa Família do lado materno (Dellê) tendo como vítimas diretas: Ciro Dellê, Angela Cristina Dellê, Aline Dellê Ribas e Agenor Lustosa Ribas (de incêndio), Leopoldo Francisco Bischof,  Angelo Cesar Brolini, Jaíra Gonçalves Dellê, Luis Alexandre Dellê, Gilberto Sens.

Na nossa contabilidade tem também o item besteiras/bobagens, que como acidentes, nunca é demais, incrementar prevenções, mecanismos de defesa. De acidente com veículos, em nossa vida já nos envolvemos em dois em que estávamos de motorista e um que estávamos em veículo de terceiro, e deste último  na década de 1980 ficamos desacordado  e uma única vez na vida hospitalizado e que poderíamos ter morrido antes dos 30 anos.

Nos tempos que filho trabalhava em cidades distantes, como Nova Londrina, ouvimos relatos de vários quase acidentes de monta com ele. De filha que reside em Pinhão e trabalha em Guarapuava, já lhe bateram 3 vezes e ouvimos relatos de alguns quase acidentes na PR-170, isso tudo para dizer que infelizmente acidentes fazem parte da vida das pessoas, por mais cuidadosas e precavidas que sejam.

Em 22/10/1983 houve um acidente de gente da Família Liber Pereira, com várias mortes;  junho de 2012 da Família de Adauto Ribeiro, deste último com 4 mortes.

Este pensante reflete bastante, tem razoável preparo sobre as chamadas mortes naturais, de doença, como de câncer, infarto, AVC, Alzheimer, mas de acidentes e principalmente de  crianças e jovens, ainda está longe de estar preparado, e infelizmente mortes acidentais também acontecem com jovens e idosos no volante, que o diga, lamentáveis perdas como do jovem médico Avelino Eduardo Peredo Roman Neto, em 8/10/2021 na PR-444; 2 da Família Ferreira Caldas, em 9/10/2003 na BR-277; Maristela Tussi, Noemi Caldas, Philipp Kreuscher; de 3, Macedos de Faxinal do Céu, Maria Alves da Silva, na PR-170, está última no dia 9/6/22.

Só para dar uma ideia da problemática, no dia 3/7/22 (último domingo) ocorreram 3 acidentes na PR-170, um dos quais com morte de um jovem de 23 anos.

E acidentes não são só de veículos, mas de trabalho, de incêndio, fogo como o que levou a morte Adelvino Zambruski, no dia 20/06/22, e que infelizmente essas coisas fazem parte da vida da gente.

Isso tudo para reforçar que em relação a matéria, todo cuidado ainda é pouco, que prevenir é melhor do que remediar, e que gaúcho prevenido vale por dois e que mortes não são só de doenças e de idosos, e que rotina, menos correrias e comilanças,  mais exercícios  físicos e cuidados com a saúde física e mental fazem muito bem, e que da vida a gente só leva a vida que a gente leva e o legado que deixa.

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e CIDADÃO).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


OUÇA:

Web Rádio Fatos

Compartilhe

Veja mais