Rev. Sandro

Para uma sociedade marcada pela soberba e orgulho, humildade se torna sinônimo de fraqueza, de fracasso, de falta de ousadia. A humildade não é uma das virtudes mais buscadas ou demonstradas, quando, na verdade, deveria ser a mais importante. Humildade vem da palavra húmus, que nada mais é, do que terra, e ninguém quer ser terra, mas húmus é aquela terra bem preparada, onde a semente lançada, desenvolve, cresce bonita e dá frutos.

O problema é que húmus não aparece, e é por isso que humildade não é uma virtude da moda, pois vivemos na era do “quem não é visto, não é lembrado”. Essa virtude é tão importante que Jesus colocou como sendo um dos primeiros segredos da felicidade – bem-aventurados (felizes) os humildes (Mateus 5.2). A vantagem da humildade, é que o humilde tem uma visão equilibrada e real acerca de si mesmo, o humilde não fica tentando ser o que não é, o humilde não fica forçando uma cara de feliz, só para mostrar para os outros que está bem.

O humilde não se alegra com a desgraça dos outros, antes se coloca no lugar do outro. O humilde é bem-sucedido porque reconhece seus erros, suas limitações, sua fragilidade e com isso, cresce, avança, progride. O humilde reconhece que precisa melhorar a cada dia. O humilde não está preocupado se sua publicação vai ter muitas curtidas ou não, o humilde torce pelo sucesso do outro, ao invés de se deixar levar pela inveja.

O humilde não se deixa levar pela arrogância diante de suas conquistas, antes, sabe ser grato a Deus e não se esquece daqueles caminharam com ele. A soberba nos leva a uma falsa sensação de segurança e força, já a humildade nos ajuda a percebermos que não somos autossuficientes, é por isso que o apóstolo Paulo afirma que “o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12.10).

É quando somos humildes, que somos fortes, que aprendemos, que nos aperfeiçoamos, que desenvolvemos. Vamos caminhar na força da humildade. Que Deus nos dê um coração humilde, seguindo o exemplo Daquele que se humilhou por nós – JESUS.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais