Humberto Silva Pinho

Por Humberto Pinho da Silva

Entre as numerosas mensagens que recebi pelo Facebook referentes a Sua Santidade, o Papa Francisco, encontrei uma, que me chocou, pela estupidez crassa que representa

No rodapé da fotografia do Papa, ostentava a seguinte legenda: ” Francisco é mais santo que Jesus Cristo.”

Quem a escreveu, e quem a compartilhou, é de grande ignorância, rondando blasfémia.

Recordo, que estando a assistir ao programa de Ana Maria Braga, na TV Globo, esta entrevistou conhecido ator, que ao referir-se a Maria, declarou:

” Tenho grande devoção à Senhora Aparecida, mas para mm, a Santa Forte, é a de Fátima.”

Será que para essa notável figura do teatro brasileiro, as diferentes invocações a Maria, são devoções a várias Senhoras?!…

Estando no mês de agosto a veranear na Póvoa do Varzim, fui A-Ver-o Mar, para participar nas festas em honra de Nossa Senhora das Neves. Assisti, na praça dos Emigrantes, a sermão, em que o sacerdote, utilizando termos severos, alertava para o erro de fiéis ainda crerem que cada invocação a Maria, representam várias ” Santas”

É triste saber, que decorridos tantos anos, existam crentes, que assim pensem!

É desconsolador saber que, volvidos cem anos, após a morte do escritor Eça de Queirós, existam ainda fiéis, que pensam como os crentes da época de Eça:

Em ” Notas Contemporâneas, o escritor escreveu:

“O povo em Portugal, na província, não é católico – é padrista. Que sabe ele da moral do cristianismo? Da teologia, de ultramontanismo? Sabe do santo de barro que tem em casa, e do cura que está na igreja,”

Felizmente a Igreja descobriu, nas últimas décadas, a necessidade de evangelizar os cristãos, criando catequese para adultos. Muito se tem feito, mas muito falta ainda por fazer…

Necessário é enviar missionários para África e América, mas é bom não se descorar a velha Europa, onde abusões e crendices, para nosso mal, se colaram ao cristianismo. Há, em certos casos, folclore e não culto a Deus…

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais