
Foto: reprodução transmissão ao vivo em 2023
Por Nara Coelho – Portal fatos do Iguaçu
Na próxima quinta-feira, 19 de junho, feriado religioso, a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi, data em que se comemora a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia — a hóstia consagrada, que se torna, pela fé católica, o corpo e o sangue de Cristo. A celebração relembra o mistério da Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia, partilhando o pão e o vinho com seus apóstolos.
A Procissão
Como é tradição, os fiéis decoram as ruas por onde passará a procissão, que tem à frente o padre conduzindo o Ostensório, onde está o Santíssimo Sacramento — a hóstia consagrada. Os tapetes, confeccionados com materiais naturais e recicláveis, trazem imagens que representam a fé católica.
Segundo informações publicadas na página oficial da Paróquia Divino Espírito Santo, de Pinhão (PR), os tapetes serão elaborados por nove equipes, compostas por membros de pastorais, movimentos e comunidades, num gesto de fé, amor e preservação da tradição católica.
Durante a procissão, ocorrem quatro paradas, cada uma com um significado especial:
-
Última Ceia – relembra a instituição da Eucaristia por Jesus;
-
Entrada em Jerusalém – simboliza a acolhida triunfal de Jesus, com ramos e mantos;
-
Presença de Cristo – reforça a crença na presença real de Cristo na Eucaristia;
-
União da Comunidade – expressa a partilha da fé e a devoção pública da comunidade.
Missa e Trajeto da Procissão
A missa de Corpus Christi será celebrada às 10 horas, na Igreja Matriz Divino Espírito Santo. A procissão acontecerá no meio da celebração, saindo da igreja e retornando ao final, para a bênção com o Santíssimo Sacramento.
Trajeto da procissão:
Saída da Igreja Matriz, seguindo pela Rua Francisco Delle e retornando pela Rua Darcílio Ferreira da Silva, encerrando novamente na Matriz.