Redação Fatos do Iguaçu com Divisão de Imprensa/Itaipu

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A Itaipu Binacional divulgou os editais para concessão de patrocínios voltados a projetos nas áreas de esportes, cultura e feiras municipais. Os materiais completos, incluindo a gravação de uma live realizada na última quinta-feira (10), estão disponíveis no site oficial da empresa. Interessados podem acessar as informações e orientações por meio do link: www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios.

De acordo com a Itaipu, a leitura dos editais na íntegra é fundamental antes da submissão dos projetos, uma vez que a live e o material de apoio oferecem apenas um resumo dos requisitos e procedimentos. Durante a transmissão, foram apresentados os principais pontos dos editais, como os objetos e o público-alvo, os critérios de seleção e eliminação, e outras considerações importantes.

As inscrições para propostas de patrocínio começam em datas distintas para cada área: projetos esportivos poderão ser submetidos a partir de 1º de novembro, seguidos por ações culturais em 1º de dezembro e, por fim, pedidos para feiras municipais a partir de 1º de janeiro de 2025.

A iniciativa da Itaipu visa otimizar a gestão dos patrocínios, centralizando os pedidos em períodos específicos e facilitando a alocação dos recursos. Ao todo, a empresa destinará R$ 10 milhões aos projetos selecionados, sendo R$ 3,5 milhões para esportes, R$ 3,5 milhões para feiras e exposições, e R$ 3 milhões para a área cultural. O valor destinado a cada projeto dependerá de sua relevância para a população beneficiada.

A Itaipu levará em consideração uma série de critérios para a aprovação dos projetos, incluindo o potencial de comunicação, gratuidade das ações, e as iniciativas da entidade proponente em promover a equidade de gênero, etnia, orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência. Outro fator importante é o potencial de replicação do projeto patrocinado.

A medida também busca maior transparência e imparcialidade na seleção das propostas, além de melhorar o controle sobre a prestação de contas. Com isso, 70% dos pedidos serão concentrados em um único período de inscrição, facilitando a avaliação e o acompanhamento dos projetos.

As ações de patrocínio da Itaipu estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente os de número 3 (Saúde e Bem-estar), 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e sustentável em sua área de atuação, que abrange 434 municípios, sendo 399 no Paraná e 35 no Mato Grosso do Sul, totalizando uma população de aproximadamente 11 milhões de pessoas.

Para mais informações sobre os editais e a política de responsabilidade social da Itaipu, os interessados podem acessar o site oficial da empresa e conhecer mais sobre as metas da Agenda 2030.

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