Soldados da Patrulha escolar

Os menores iam dirigindo para a escola com o consentimento dos pais

A Lei de Trânsito brasileira é muito clara, só é permitido dirigir quem tenha 18 anos completos e tenha CNH, Carteira Nacional de Habilitação. Inclusive, só  pode iniciar o processo para adquirir a CNH após completar os 18 anos.

Patrulha Escolar

Na Polícia Militar, há o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, que tem por objetivo trabalhar com as escolas realizando um trabalho preventivo junto as crianças e adolescentes.

O cabo Medeiros e o soldado Robson, (foto),que pertencem à 5ª Cia no terceiro pelotão da Patrulha Escolar, que abrange Guarapuava e mais quatro municípios, entre eles Pinhão, onde eles atuam, explicam que eles realizam visitas às escolas, conversam com a equipe pedagógica e diretiva dos estabelecimentos de ensino, conversam com os alunos repassando informações, explicando sobre os atos infracionais e suas consequências, buscando assim trabalhar a prevenção.

De segunda a sexta-feira, a Patrulha Escolar está sempre circulando pelos Colégios nos horários de saída e entrada dos alunos, observando o comportamento dos jovens e o entorno da escola. “Nosso objetivo é a prevenção, assim procuramos estar sempre um passo adiante dos adolescentes, com isso, prevenimos os atos infracionais que acontecem dentro das escolas”, destacaram os patrulheiros.

Contudo, como os patrulheiros destacaram, eles são policiais e quando necessário, atuam nas ações do trânsito, como foram as atuações feitas com os menores e sempre são requisitados pelo destacamento local para cooperar em uma ação, atuando junto com os demais policiais da PM. “Porque antes de tudo somos policiais militares”, frisa o cabo Medeiros.

5 menores atuados por dirigir

Em uma semana, o cabo Medeiros e o soldado Robson tiveram que atuar em 5 casos de menores dirigindo, indo à escola, e inclusive, depois da aula, dando carona aos colegas, levando-os para casa, alguns por residirem no Bairro Dois Irmãos, atravessavam a PR 170.

Menores de 14 estavam dirigindo

Nas cinco situações eram meninos que estavam dirigindo, e as idades variaram entre 14 e 16 anos. “Como trabalhamos com a prevenção. em várias situações nós conversamos com o adolescente dentro do carro, antes dele movimentar o veículo, pois assim podemos orientar sem ter que aplicar as multas de trânsito, chamamos os pais, os orientamos também, pois é preciso que os pais compreendam que os filhos deles antes dos 18 anos não estão prontos para dirigir e ao final eles são notificados”.

Uma moto e um carro foram apreendidos

Em duas situações uma moto e um carro foram apreendidos, pois os jovens foram flagrados dirigindo, ou seja, foram abordados quando estavam realizando o trajeto entre a casa e a escola e numa das situações estava o motorista e mais quatro amigos caroneiros. “Se abordamos o adolescente antes dele entrar no veículo, você consegue evitar problemas maiores como multas e talvez até tragédias”.

Os patrulheiros explicaram que quando eles flagram o menor em deslocamento com o carro, é preciso apreender o veículo, pois, nesse caso, além da infração do menor dirigindo, tem a do responsável pelo veículo que cedeu o carro a uma pessoa não habilitada, nesse caso a lei de trânsito determina a apreensão do veículo, e ou se ele estiver com IPVA e licenciamento em atraso.

Os pais permitiram que os filhos dirigissem

Para surpresa do cabo Medeiros e soldado Robson, em apenas um caso a mãe alegou que o filho havia pegado o carro escondido, nos demais, os pais afirmaram que haviam permitido que os filhos pegassem o carro para ir à escola.

Um pai até alegou que era uma forma de ajudar, de estimular o filho estudar, os patrulheiros chamam a atenção dos pais para o perigo dos filhos estarem dirigindo antes dos 18 anos.

“Esses menores não estão prontos para enfrentar o trânsito, que exige maturidade, no trânsito se vivencia situações delicadas é algo complexo, exige estar preparado, habilitado “.

Procuramos estar sempre um passo à frente

“Na sede do municipio de Pinhão, são quatro Colégios, nós conseguimos estar passando todos os dias na saída dos colégios e isso nos permite ir observando e acompanhando a movimentação dos alunos, buscamos estar um passo à frente deles, pois o trabalho da patrulha é a prevenção”, destacou o soldado Robson.

O cabo Medeiros frisou, “È importante que os pais entendam que os seus filhos menores não podem dirigir em nenhuma situação. Temos a denúncia de uma menor que está dirigindo para ajudar os pais que tem um comércio e isso não pode ocorrer e já estamos averiguando a situação, trabalhamos para prevenir tragédias, mas precisamos que os pais colaborem, façam a sua parte”.

No interior

Os patrulheiros relataram que receberam denúncia que alguns alunos no interior estavam indo de moto para a escola, “Motos adquiridas em leilão, fomos nos colégios do interior e fizemos uma fala orientando os alunos sobre os perigos e riscos que eles correm ao estarem dirigindo sem habilitação e das infrações que eles cometem e que podem, inclusive, levar a família ficar sem a moto, além de ter de pagar multas pesadas”.

Motos que foram baixadas no Detran e foram a leilão quando adquiridas só podem ser utilizadas dentro da propriedade rural ou desmontada para se utilizar as peças. “Essas motos não podem circular pelas vias públicas, sejam na sede ou interior do municipio, se elas forem apreendidas, os proprietários não conseguem mais reavê-las”, explicou o Cabo Medeiros.

Menores respondem por seus atos

Cabo Medeiros e o soldado Robson lembram que os pais acompanham, mas o adolescente a partir dos 12 anos responde por seus atos, “Adolescente a partir de 12 anos já responde pelos seus atos infracionais. Fazemos o trabalho de orientação nas salas de aula para orientá-los a cumprir a lei,  mas, se for preciso, é feito boletim de ocorrência, o menor é encaminhado à delegacia e até apreendido, dependendo da gravidade do ato infracional cometido”.

Pais precisam se conscientizar

“È importante que os pais façam a parte deles, o pai tem que ter a ciência que ele está colocando o seu filho em risco. O trânsito está saturado, isso deixa ele bem mais perigoso. É preciso que os pais se lembrem que um veículo pode ocasionar mortes tanto ao motorista como a terceiros, podemos comparar que um veículo pode ser uma arma se não for bem conduzido, e não se entrega uma arma na mão de uma criança ou adolescente” chama a atenção o Cabo Medeiros.

Multas são altas

Além de todo o risco que um menor corre ao dirigir um veículo, as multas para  essa infração são altas, motorista que é atuado sem CNH, a multa é de R$ 800,00, permissão de uso do veículo a pessoa não habilitada é de R$ 1.600,00, além de que, para retirar o veículo há taxas a serem pagas e no caso de Pinhão, o responsável pelo veículo terá que ir no Detran em Guarapuava para resolver a situação.

 

 

 

Compartilhe

Veja mais