Rev. Sandro

Todo ser humano deseja ser bem-sucedido na vida, se dar bem, alcançar seus objetivos, chegar lá não sei aonde, porém, na prática, há processos, há diferentes contextos e infelizmente há uma superficialidade no que significa ser bem-sucedido. Nem sempre o que vemos, lemos, ouvimos com respeito ao sucesso é verdade, há muitas deturpações no que diz respeito a isso.  Há muitos livros que apresentam soluções, caminhos para que você seja bem-sucedido, nas diversas esferas da vida.

O interessante em pensar sobre isso, é que muitos vivem em busca de uma fórmula mágica, que se aplique em todas as áreas da vida. Muitos têm uma visão superficial do sucesso, achando que ter muitos likes ou ainda, ser visto, ter dinheiro, adquirir a roupa ou carro da marca tal significa ser bem-sucedido. Há vários bem-sucedidos financeiramente e nas redes sociais, que são malsucedidos como pais, como cônjuges, tem muitos likes no online, mas no interior de sua casa, no convívio com os seus, são uma fraude.

O sucesso de verdade é mais profundo, na verdade grande parte daqueles que são bem-sucedidos não pensam muito sobre isso, eles não precisam ficar mostrando isso, antes, vivem o seu dia a dia, desfrutando das bênçãos do cotidiano, com planos para o futuro, mas valorizando o que já conquistaram, aprendendo com as lutas e decepções. Temos que olhar para os anônimos, gente que não aparece na mídia, mas que são exemplos de esforço e dedicação, gente escondida nos rincões que educam bem seus filhos, sustentam sua família, são honrados por seus filhos e vivem felizes.

Precisamos olhar para aquele casal que completou mais de 50 anos de casados, que são exemplos de companheirismo e superação. Os exemplos de superação não são forjados num programa de entretenimento besta, bobo e babaca. É na vida não filmada que o verdadeiro sucesso acontece (não tenho nada contra postar suas conquistas nas redes sociais, desde que o postar não determine seu sucesso). Quem é bem-sucedido de verdade, se alegra com sucesso do outro e não se deixa levar pela inveja; não diminui as suas conquistas em comparação com as conquistas dos outros e também não supervaloriza ao ponto de ser dominado pelo orgulho e soberba.

A pessoa bem-sucedida, valoriza os humildes começos, valoriza os processos, e sabe reconhecer e ser grato por aqueles que o ajudaram. O bem-sucedido dá valor a família, valoriza os seus, não negocia princípios e valores para ser aceito no meio. O bem-sucedido não pensa somente em si, mas está disposto a ser luz, a ajudar o outro. Enfim, o bem-sucedido, reconhece que não é perfeito e nem melhor que os outros, antes sabe que precisa melhorar e crescer a cada dia como pai, filho, cônjuge, amigo, patrão, funcionário e outros mais. O bem-sucedido não gosta de ser louvado e não fica buscando aprovação e reconhecimento dos outros.

O bem-sucedido não ignora os erros, as dificuldades, nem os supervaloriza, antes aprende, trata, restaura o que precisa ser restaurado, com isso amadurece mais e mais e toma decisões acertadas, luta as batalhas que valem a pena e não perde tempo com o que não vale a pena. O bem-sucedido não fica preso aos insucessos, antes prossegue, com os olhos fitos no Eterno Deus, pois se tem alguém que é perfeito sucesso em tudo o que faz esse alguém é Deus.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – Pastor da igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais