Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria


Pesquisadores do Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão desenvolvendo um projeto inovador chamado CooperaAgro, que tem como objetivo facilitar a vida de agricultores familiares e melhorar a distribuição de seus produtos para os municípios. Com o apoio financeiro de quase R$ 2,9 milhões, fornecido por um edital nacional da Finep, o projeto combina tecnologia e agricultura para beneficiar quem vive no campo.

O CooperaAgro utiliza um sistema inteligente que organiza e planeja a produção agrícola. Essa tecnologia faz o cruzamento de informações entre cooperativas e as demandas de municípios, ajudando a planejar a entrega dos produtos de maneira mais eficiente. Isso significa menos desperdício, redução de custos e mais dinheiro no bolso dos agricultores.

O que o CooperaAgro oferece para os agricultores?

  • Redução de custos: O sistema ajuda a evitar desperdícios e otimizar o uso de recursos.
  • Mais lucro: Com a produção planejada, os agricultores podem atender mais clientes e entrar em novos mercados.
  • Facilidade e transparência: O sistema organiza contratos e fornece informações claras para as cooperativas e municípios.

Além disso, o CooperaAgro também ajudará as prefeituras a criar cardápios escolares mais nutritivos, aproveitando os alimentos produzidos localmente. Isso beneficia não só os agricultores, mas também os estudantes, que terão refeições mais saudáveis.

Como funciona a tecnologia? O sistema usa inteligência artificial para planejar a produção e caixas com um tipo de etiqueta digital chamada RFID, que permite rastrear os alimentos desde a colheita até a entrega. Isso ajuda a evitar erros na separação dos produtos, economiza combustível e torna o transporte mais sustentável.

O que mais o projeto vai trazer? A UTFPR criará um Centro de Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial no Campus Campo Mourão. Esse centro será usado para treinar estudantes e criar novas tecnologias que podem beneficiar não só a agricultura, mas também áreas como saúde e indústrias.

Com o CooperaAgro, a UTFPR está mostrando como a tecnologia pode fazer a diferença na vida dos agricultores familiares, tornando o trabalho no campo mais produtivo e sustentável.

Banner Pinhão Park HotelBanner Pinhão Park Hotel

Compartilhe

Veja mais